O hip-hop na sala de aula melhora a aprendizagem

A relação difícil entre os rappers e a educação nos EUA vai se alterando, conforme se revela um meio de motivar jovens de todas as raças e origens a pensar sua identidade com a ciência e perspectivas de futuro.

A educação hip-hop ajuda alunos de todas as origens a aprender.

Os estudiosos traçam a origem do hip-hop em uma “música de volta às aulas” que o jamaico-americano DJ Kool Herc fez em um apartamento no South Bronx em 11 de agosto de 1973. Hoje, o gênero musical é um dos mais populares nos Estados Unidos

Flyer para o Back To School Jam apresentado pelo DJ Kool Herc.

Em julho de 2021, o Congresso designou formalmente novembro como o Mês da História do Hip Hop . “Em reconhecimento ao primeiro ano que a história do hip-hop tem um mês de destaque, The Conversation reuniu quatro artigos de seus arquivos que destacam como educadores e rappers estão usando o hip-hop. para educar e envolver os alunos.

1. Rappers criticam o sistema educacional

De Jay-Z vs. Nas a Drake vs. Meek Mill, não faltam críticas entre os rappers . Mas uma das maiores rixas no hip-hop pode realmente ser entre rappers e o sistema educacional dos Estados Unidos. Os rappers nunca tiveram vergonha de usar suas habilidades líricas para apontar como as escolas dos Estados Unidos mal educam os alunos. Como o rapper Scarface coloca claramente em “Black Still”,

“[Nossos] filhos educados pelo inimigo / E eles não sabem nada sobre sua história / Porque eles não ensinam isso na escola.”

Ironicamente, alguns rappers que inicialmente deram as costas à educação também investiram dinheiro na educação de outras pessoas. Nolan Jones , professor adjunto associado de educação e especialista em educação hip-hop, escreve sobre esse paradoxo em um artigo sobre a complicada relação do hip-hop com a educação.

Para Jones, as críticas dos artistas de rap à educação formal servem para “destacar as frustrações com a falta de um currículo de estudos étnicos viável na educação regular , que provou promover a compreensão intercultural , o auto-respeito e as diversas perspectivas”.


A relação de amor e ódio do hip-hop com a educação, por Nolan Jones

O hip-hop sempre criticou o sistema educacional dos EUA. 

Os homens mais ricos do hip-hop nunca terminaram a faculdade.

Jay-Z – considerado o primeiro bilionário do hip-hop – nunca se formou no ensino médio .

Kanye West – que é considerado o segundo bilionário do hip-hop – foi um evadido da faculdade, como ele intitulou seu álbum de estreia (The College Dropout de 2004).

O mesmo aconteceu com o Dr. Dre – outro ícone do hip-hop e quase bilionário – que deixou a faculdade depois de apenas duas semanas.

O mesmo vale para Diddy – agora conhecido como “Love” – que abandonou a Howard University após dois anos .

Apesar da falta de diploma universitário, esses quatro homens – que atualmente são os rappers mais ricos do mundo – têm todos um grande interesse pelo ensino superior.

Dre, por exemplo, junto com o ex-produtor musical Jimmy Iovine, doou US $ 70 milhões à University of Southern California para estabelecer a USC Iovine and Young Academy , que se concentra em artes, tecnologia e inovação. A dupla também está tentando abrir uma escola de ensino médio com tema semelhante em Los Angeles em 2022.

Diddy em 2016 doou US$ 1 milhão para a Howard University para ajudar estudantes que estavam lutando para pagar suas dívidas estudantis.

West, pelo menos historicamente, fez da educação um tema central de sua música . Ele também doou dinheiro para cobrir totalmente as mensalidades da filha de George Floyd , Gianna Floyd.

Jay-Z criou uma fundação de bolsa de estudos que enviou alunos para estudar no exterior e também – junto com sua esposa, Beyoncé – doou US $ 2 milhões para bolsas de estudo para apoiar alunos em faculdades e universidades historicamente negras.

O que quer que se pense do fato de que esses homens – que deram as costas ao ensino superior décadas atrás – virariam e usariam sua fama e fortuna para investir milhões de dólares em uma educação universitária para outros, suas histórias representam apenas um vislumbre do moderno – A relação complicada da loja com a educação.

Como alguém que estuda o uso do hip-hop em ambientes educacionais , identifiquei pelo menos três maneiras como o hip-hop vê a educação formal.

As escolas são anti-negros

Um estudo de 2005 concluiu que “da perspectiva da música rap, o [d] iscurso da educação é amplamente disfuncional quando se trata de atender às necessidades materiais, sociais e culturais dos jovens afro-americanos”.

Talvez nenhum grupo de rap tenha expressado essa visão de forma mais clara – e mordaz – do que dead prez , que foi inspirado por sua experiência no ensino médio para concluir em uma canção de 2000 intitulada “They Schools” que: “As escolas não podem nos ensinar merda . ”

Notavelmente, não era a educação que Prez morto desprezava, mas a maneira racista como a viam sendo ministrada.

Como stic man – metade do prez morto – recitado na música:

Tentei prestar atenção, mas as aulas não eram interessantes. Eles pareciam apenas glorificar os europeus Alegando que os africanos eram apenas três quintos dos seres humanos

A crítica de Dead prez à educação pública não foi de forma alguma a primeira vez que um artista de hip-hop classificou a educação americana como racista.

Muito parecido com a letra cínica da banda de rock inglesa Pink Floyd “Não precisamos de educação / não precisamos de controle do pensamento”, muitos dos artistas pioneiros do hip-hop descrevem a educação convencional como sendo projetada para educar e programar mal seus alunos.

Em 1989, “You Must Learn”, KRS-One sugere que as escolas devem usar uma abordagem mais culturalmente relevante quando ele faz rap: “Parece-me que em uma escola que é ébano / história africana deveria ser estimulada continuamente, mas não é / e Isto tem que parar.”

Dois rappers atuam no palco.
As letras de Dead prez apontam mensagens anti-negras na rede pública de ensino.

Em “Black Still” de 2017, Scarface fala: “Nossos filhos educados pelo inimigo / E eles não sabem nada sobre sua história / Porque eles não ensinam isso na escola”.

À sua maneira, essas letras destacam as frustrações com a falta de um currículo de estudos étnicos viável na educação regular , o que provou promover a compreensão intercultural , o auto-respeito e as diversas perspectivas.

As escolas não ensinam autossuficiência

Muitos rappers clamam pela educação pública por não enfatizar a autossuficiência e como construir riqueza em uma sociedade capitalista. Por exemplo, em sua música de 2015, “Fly”, o rapper Hopsin relata como os professores erroneamente tentaram fazê-lo pensar que ir à escola é a única maneira de ter sucesso.

Hopsin diz: “Aprendi que a educação é a única maneira de fazer isso / Então, como consegui colocar tanto dinheiro nas minhas economias? / Meus professores nunca viram as alturas que eu estou mirando / O homem que inventou a faculdade, foi para a faculdade? Hm, ok então ”

Um estudo de 2007 descobriu que o rap hard-core ” apóia uma forte ideologia capitalista ” e que alunos do ensino médio em uma escola de ensino médio de Nova York acharam essa ideologia “atraente porque apóia seus sonhos e expectativas de uma vida adulta próspera e bem-sucedida”.

Esta é uma das razões pelas quais as mensagens empreendedoras de rappers como Nipsey Hussle , 50 Cent e Master P tendem a ressoar.

Alguns rappers proeminentes também falam em construir riqueza. Em “ The Story of OJ ”, de 2017 , Jay-Z fala sobre a riqueza geracional.

“Liberdade financeira, minha única esperança / Viver rico e morrendo de falência / Comprei algumas obras de arte por um milhão / Dois anos depois, essa merda vale dois milhões / Poucos anos depois, essa merda vale oito milhões / Não posso espere para dar essa merda aos meus filhos ”

Quando os artistas de rap obtêm sucesso, eles costumam exibi-lo na cara de ex-professores que eram pessimistas – oferecendo-lhes uma espécie de aplauso do tipo “olhe para mim agora”, chamando a atenção para seu triunfo, apesar da falta de educação formal.

Por exemplo, as primeiras palavras da música “Juicy” de Notorious BIG de 1994 foram “Sim, este álbum é dedicado a todos os professores que me disseram que eu nunca chegaria a nada”.

Embora essa fanfarronice pareça se concentrar apenas nos aspectos financeiros do sucesso , as letras refletem uma questão mais profunda de como a escolaridade tradicional sufoca a imaginação e a criatividade que alimentam os interesses empresariais. Nesse paradigma, os professores costumam ser considerados assassinos de sonhos.

Por exemplo, em “RICO”, ​​uma música de 2015, Meek Mill canta: “Para meus professores que disseram que eu não iria sobreviver / Eu passo um dia o que você ganha por ano.”

No entanto, Meek Mill anunciou em 2016 que se matriculou na faculdade porque “ser educado traz dinheiro para você e gosto de ganhar dinheiro e cuidar da minha família”. Mais recentemente, em 2020, Meek Mill anunciou que ele e Michael Rubin, co-proprietário do NBA’s Philadelphia 76ers, estavam se unindo para iniciar um fundo de bolsas de estudo de US $ 2 milhões para estudantes na cidade natal de Meek, Filadélfia.

A educação ainda é um plano viável

Quando o hip-hop estava apenas começando a se popularizar na década de 1980, havia uma abundância de rappers que incentivavam os ouvintes a buscarem os estudos após o colégio. Por exemplo, Run DMC, na música clássica de 1984 “It’s Like That”, fez um rap: “Você deveria ter ido à escola, poderia ter aprendido um ofício / Mas você se deitou na cama onde os vagabundos deitaram”.

Da mesma forma, Grandmaster Flash e os Furious Five cantaram uma música clássica de 1982 “The Message”: “Você diz que sou legal, não sou idiota / Mas aí você acaba abandonando o colégio.”

LL Cool J fez um rap em 1987 em “The Breakthrough”: “Então vá por conta própria / isso vai fortalecer sua alma / Pare de viver de seus pais como se você tivesse três anos / Em vez de andar como se estivesse mancando e falando yang sobre mim / Por que você não pega seu cu e tira um diploma universitário? ”

Mas muita coisa mudou desde os anos 1980. De acordo com um estudo , nas últimas três décadas, em vez de fechar a lacuna de riqueza racial para graduados negros, o endividamento da faculdade e o desemprego a aumentaram.

Um homem negro com uma túnica de doutorado faz um discurso no palco.
Diddy tem um doutorado honorário da Howard University.

Seja como for, alguns artistas de rap, como J. Cole , ainda veem a faculdade como um plano alternativo viável. Em “ College Boy ” de 2007 , Cole canta: “E se esse rap merda não funcionar, vou para o meu mestrado”.

A educação hip-hop já provou que pode oferecer relevância cultural e melhor desempenho acadêmico . Como um estudo sugere, se implementado da maneira certa em um ambiente de sala de aula, “o hip-hop pode ser uma ferramenta poderosa para envolver os jovens negros”.

Resumindo, a combinação da cultura hip-hop com a educação tem o potencial de remodelar as escolas de uma forma que funcione para todos.


2. O hip-hop inspira interesse pela ciência

Edmund Adjapong – que se refere a si mesmo como um “educador de ciências do hip-hop” – diz que costumava pensar que a ciência não era para ele. Isso foi até que seu professor de física do ensino médio incorporou o hip-hop em seu ensino. Em uma aula, seu professor usou correntes de rappers para ilustrar o movimento dos pêndulos.

Adjapong, agora professor assistente de educação STEM na Seton Hall University, escreve sobre como usar os cinco elementos do hip-hop – MC’ing, graffiti, break dancing, DJ’ing e conhecimento de si mesmo – para fazer com que mais alunos se interessem por TRONCO.

“Embora a maioria dos estudos se concentre no uso do hip-hop na ciência se concentre em estudantes negros, acredito que o uso do hip-hop pode ajudar todos os alunos, já que o hip-hop é o gênero musical mais popular na América”, escreve Adjapong.


5 maneiras de usar o hip-hop na sala de aula para desenvolver um melhor entendimento da ciência, por Edmund Adjapong

Na época em que frequentei o MS 101 no Bronx, desliguei-me do professor de ciências porque não achava que ciência era para mim. Eu via o assunto como algo distante e inacessível. Nunca me vi me tornando um cientista.

As coisas mudaram, no entanto, quando meu professor de física na Marie Curie High School usou o hip-hop para fazer conexões com a ciência. Aprendemos sobre a física dos pêndulos usando correntes de artistas de hip-hop como exemplos e participamos de chamadas e respostas para lembrar informações científicas.

Depois que encontrei uma abordagem que finalmente me atraiu, o hip-hop me colocou no curso para me tornar professor de ciências.

Mas não qualquer tipo de professor de ciências. Em vez disso, tornei-me um educador de ciências do hip-hop . Minha missão na vida é educar professores sobre como usar o hip-hop para fazer com que mais alunos tenham uma experiência positiva com as ciências – algo que é imperativo em uma economia global e em um momento em que o crescimento de empregos STEM nos EUA é esperado para superar as ocupações não-STEM a uma taxa de mais de 2 para 1 na próxima década.

Sendo deixado de fora

Infelizmente, os alunos negros muitas vezes não conseguem obter o tipo de educação necessária para tirar proveito dos empregos STEM. A pesquisa demonstra que 18% dos estudantes universitários negros do primeiro ano desejam obter um diploma STEM, quase o mesmo que os estudantes universitários brancos do primeiro ano. Mas apenas 34% dos alunos negros concluem sua especialização em STEM, em comparação com 58% dos alunos brancos. As razões para a baixa porcentagem de graduados negros em STEM incluem a falta de preparação em STEM no ensino médio e sentimentos de exclusão, isolamento e experiências acadêmicas desencorajadoras.

O problema começa na sala de aula, onde a ciência é frequentemente ensinada de um ponto de vista ocidental, com foco principalmente nas contribuições dos europeus brancos, que falha em reconhecer as contribuições dos africanos para a ciência . Consequentemente, os professores muitas vezes não sabem como tornar as ciências relevantes para os alunos que ensinam. Muitos estudantes negros, portanto, não conseguem desenvolver uma identidade científica .

Hip-hop como forma de vida

Para usar efetivamente o hip-hop na sala de aula, vale a pena entender que o hip-hop é mais do que apenas uma forma de música. O hip-hop é uma cultura que influenciou e empoderou jovens em todo o mundo , especialmente aqueles de grupos marginalizados, desde o seu início.

O hip-hop pode ser visto como baseado em cinco elementos criativos essenciais. Esses elementos são 1) MC’ing; 2) graffiti; 3) break-dancing, 4) DJ’ing e 5) conhecimento de si mesmo, que inclui o conhecimento de seu próprio personagem, valores, habilidades e emoções. O que descobri em minha pesquisa é que o hip-hop pode ajudar meninas negras a desenvolver uma identidade científica . Meninas negras compartilharam experiências positivas em ciências quando o hip-hop foi usado como uma abordagem de ensino. Isso aumentou seu conforto com o envolvimento com a ciência e os apoiou no desenvolvimento de uma identidade científica positiva. Embora a maioria dos estudos se concentre no uso do hip-hop na ciência se concentre em estudantes negros, acredito que o uso do hip-hop pode ajudar todos os alunos, já que o hip-hop é o gênero musical mais popular na América.

Com base no meu estudo do hip-hop em sala de aula , aqui estão algumas maneiras de os educadores usarem os cinco elementos do hip-hop para ajudar os alunos a se conectar mais fortemente com a ciência.

1. Pegue o microfone

Um dos elementos mais proeminentes do hip-hop é servir como MC. É aí que os rappers pegam o microfone e apresentam seu conteúdo lírico e controlam o show verbalmente, que é uma forma eficaz de transmitir uma mensagem ao público. Por esse motivo, recomendo uma estratégia de co-ensino que incentive os alunos a ensinar conteúdo de ciências ao lado de seus professores, da mesma forma que um mestre de cerimônias pode ajudar seu colega a abalar a multidão.

Isso torna os outros alunos mais engajados e oferece uma oportunidade para o aluno MC demonstrar seu gênio científico aos colegas. Ele trata a sala de aula como um palco e a ciência como material que os alunos MCs devem entregar ao público que é seus colegas de classe.

2. Escreva grande e em negrito no quadro

Um professor de ciências mostra um modelo de uma molécula a um aluno.
Mostrar modelos visuais de conceitos científicos pode ajudar os alunos a obter uma compreensão mais profunda do conteúdo científico. 

Assim como o graffiti é usado no hip-hop para transmitir mensagens e reivindicar espaço, os alunos podem da mesma forma tratar o quadro branco – ou quadro-negro – como sua tela para ilustrar e explicar conceitos científicos.

Por exemplo, na minha aula de ciências do ensino médio, os alunos desenharam representações visuais das diferentes camadas da atmosfera da Terra usando símbolos e personagens que representavam sua compreensão.

3. Faça os alunos se moverem

Assim como o break-dancing é o aspecto cinestésico da cultura hip-hop, o ensino de ciências oferece muitas oportunidades para os alunos fazerem atividades de aprendizagem física. Por exemplo, ao discutir os vários estados da matéria, os alunos podem imaginar-se como partículas e mover-se pela sala de aula como as partículas o fariam quando sua energia aumentasse ou diminuísse. Quando a energia diminui, os alunos devem estar se aproximando uns dos outros até o ponto em que ficam amontoados em uma posição fixa para imitar um sólido. Quando a energia aumenta, os alunos devem se mover pela sala de aula em uma velocidade mais rápida para imitar um gás.

4. Use música para definir o clima

Assim como o dever principal do DJ é tocar música para criar um clima para um show ou evento de hip-hop, os alunos podem criar listas de reprodução que apresentam seus instrumentais favoritos de hip-hop para definir o clima da classe.

Instrumentais de hip-hop podem ser tocados silenciosamente durante trabalhos independentes ou em grupo. Os alunos podem ter agência na curadoria de uma lista de reprodução de suas músicas favoritas.

5. Trabalhar em projetos socialmente relevantes

Assim como o hip-hop enfatiza o autoconhecimento e a autenticidade, os alunos devem ter a oportunidade de trabalhar em projetos científicos que sejam relevantes para suas vidas e façam a diferença em suas comunidades.

Por exemplo, na minha aula de ciências do ensino médio, os alunos aprenderam que o Bronx tem as maiores taxas de asma do país devido aos piores níveis de poluição do ar dos EUA, e decidiram aumentar a conscientização da comunidade criando sinais de piquete com asma Estatisticas.

O uso do hip-hop na sala de aula de ciências permite que os alunos desenvolvam um maior nível de conforto ao se engajar no assunto e apóia o desenvolvimento de uma identidade científica positiva. Quando os jovens se envolvem na ciência enquanto fazem conexões com o hip-hop, eles são capazes de desenvolver sua própria compreensão da ciência e se sentir mais preparados e conhecedores do conteúdo.


3. Promoção do empreendedorismo

Os produtores de hip-hop Dr. Dre e Jimmy Iovine estão planejando abrir uma escola em Los Angeles que terá como foco ensinar habilidades de empreendedorismo aos alunos. Com previsão de inauguração no outono de 2022, em um distrito que é 74% latino e 10% negro , a escola oferecerá uma oportunidade de aprendizado para os alunos aplicarem seus conhecimentos na sala de aula na vida real.

Os estudiosos de hip-hop Nolan Jones e Edmund Adjapong, e carreira técnica e educação escolar, Shaun M. Dougherty  pensar sobre a nova escola e o que ela representa para a experiência de escola secundária americana.

“O colégio proposto por Iovine e Dre parece incorporar conhecimento e empreendedorismo, que são considerados dois elementos da cultura hip-hop”, escrevem os estudiosos.

“Se for bem-sucedida, é uma ótima maneira de ajudar os alunos a descobrirem seus potenciais e talentos ocultos por meio da experiência e da educação formal. É também uma forma possível de fornecer educação que pode ser aplicada no mundo real. ”


Nova escola planejada pelo Dr. Dre e Jimmy Iovine visa ensinar uma combinação de habilidades para preparar os alunos para empregos do mundo real


A nova escola do Dr. Dre e Jimmy Iovine terá como foco o ensino de ciências e a indústria da música aos alunos. 

Os produtores musicais Dr. Dre e Jimmy Iovine anunciaram planos para abrir uma escola de segundo grau em Los Angeles que terá como foco, entre outras coisas, inspirar alunos a se tornarem empreendedores. A escola pública, que fará parte do Distrito Escolar Unificado de Los Angeles, está programada para abrir no outono de 2022 com 124 alunos e, eventualmente, crescer para atender 250. Aqui, dois acadêmicos de hip-hop – e um acadêmico de carreira e educação técnica – ponderam o que a escola proposta pode significar para a experiência do colégio americano.

Edmund Adjapong, professor assistente de educação STEM, Seton Hall University

Quando eu olho para a academia proposta pelo Dr. Dre e Jimmy Iovine, duas coisas se destacam – a localização e a abordagem.

Eles planejam abrir a escola no distrito escolar unificado de Los Angeles, o segundo maior distrito escolar do país. O distrito atende a uma população que é 74% latina e 10% negra.

Mais especificamente em termos de localização, Dre e Iovine planejam lançar a academia em Leimert Park, o centro cultural negro em Los Angeles . Leimert Park é uma comunidade predominantemente negra com 72% da população se identificando como afro-americana e cerca de 16% se identificando como latina.

A decisão de abrir a escola em Leimert Park demonstra a necessidade de oferecer oportunidades e experiências educacionais inovadoras para todos os alunos, mas especificamente para jovens negros e latinos. Além disso, a academia, que fará parte do Distrito Escolar Unificado de Los Angeles, demonstra um compromisso em apoiar grupos que foram marginalizados na educação . As estatísticas mostram que 80% dos alunos vivem atualmente na linha da pobreza ou abaixo dela . A academia estará posicionada para matricular alunos que possam ter acesso limitado a experiências escolares de qualidade como resultado de seu status social.

A maioria das escolas tende a ensinar disciplinas isoladas . Essa abordagem não incentiva os alunos a ver conexões entre várias áreas de conteúdo. A escola proposta em Los Angeles será interdisciplinar, assim como o próprio hip-hop.

O hip-hop tem cinco elementos criativos (MC, break dancing, graffiti art, DJ e autoconhecimento) que capturam várias disciplinas e criam uma cultura que tem aplicações da vida real nas quais os jovens participam, interrogam e experimentam.

Uma jovem usa uma caixa de ressonância.
Incorporar a música à ciência pode ajudar os alunos a entender as aplicações da ciência na vida real.

Por exemplo, os alunos podem se envolver em aplicações científicas e matemáticas de produção musical. Eles podem estudar certos princípios por trás da gravação de música , como amplitude e frequência, e como alterar essas duas coisas pode mudar todo o som da música. Adicionar o empreendedorismo fornece uma maneira para os alunos ganharem a vida com base em sua compreensão e experiências com a música.

Os benefícios educacionais para o ensino interdisciplinar incluem ganhos na capacidade de reconhecer preconceitos, pensar criticamente e tolerar a ambigüidade, bem como reconhecer e apreciar questões éticas.

Eu imagino a escola proporcionando oportunidades para que os alunos se imaginem como empreendedores que possuem as habilidades e o conhecimento para inovar e criar soluções para o progresso de suas comunidades locais e globais. Em uma economia global onde a inovação e o pensamento crítico são essenciais, acho que a escola proposta por Dre e Iovine poderia se tornar uma escola exemplar para outras escolas de segundo grau nos Estados Unidos

Shaun Dougherty, professor associado de políticas públicas e educação, Vanderbilt University

Quando os alunos aprendem e fazem coisas no ensino médio que podem aplicar na vida real, isso os mantém mais interessados ​​na escola e os torna mais propensos a se formarem . Também ajuda os alunos a desenvolver habilidades profissionais que podem aumentar suas chances de encontrar um emprego gratificante e ganhar um bom salário.

Uma das melhores coisas sobre a escola proposta é que ela tem foco em algumas áreas de aprendizagem aplicada, como negócios e design, com conexões diretas com indústrias com forte presença em Los Angeles, como design multimídia relacionado ao entretenimento. e negócios.

Quatro pessoas estão diante de um prédio escolar enquanto confete é espalhado ao redor delas.
A Jimmy Iovine and Andre Young Academy será um modelo para a escola que os dois artistas planejam construir.

Esta não é a primeira incursão de Dre e Iovine na educação. Em 2013, eles doaram US $ 70 milhões para estabelecer a Iovine & Young Academy na University of Southern California. A academia leva o nome de Iovine e Dre, cujo nome legal é Andre Young. Os planos atuais indicam que a nova escola de ensino médio terá um foco semelhante ao da USC Academy – que se concentra em artes e design, engenharia e ciência da computação, gestão de negócios e risco e comunicação .

Ao se concentrar em tecnologia da informação, ou TI, bem como codificação e comunicação, esta escola poderia fornecer acesso a coisas que os alunos não teriam de outra forma.

Idealmente, os líderes da indústria local farão parceria com a escola para fornecer experiências ricas de aprendizagem baseada no trabalho, como acompanhamento de empregos ou até estágios pagos por crédito. Essas parcerias não apenas podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades que os ajudarão a conseguir empregos e crédito para a faculdade , mas também ajudam a ampliar a consciência sobre as opções de faculdade e os tipos de empregos que podem conseguir .

Nolan Jones, professor adjunto associado, Mills College

O colégio proposto por Iovine e Dre parece incorporar conhecimento e empreendedorismo , que são considerados dois elementos da cultura hip-hop.

A escola está preparada para fornecer educação multidisciplinar. Se for bem-sucedido, é uma ótima maneira de ajudar os alunos a descobrir seus talentos potenciais e ocultos por meio da experiência e da educação formal. Também é uma forma possível de fornecer educação que pode ser aplicada no mundo real.

Com um dos fundadores sendo um ícone do hip-hop, e uma vez que o hip-hop continua a ser uma força dominante no entretenimento popular e na cultura jovem , também vejo a escola como uma via para fomentar o empreendedorismo .

O empreendedorismo explora as partes criativas e inventivas do hip-hop. Ele incentiva o trabalho autônomo, a autoeducação, a gestão de negócios e as práticas de comércio justo, como o recebimento de pagamento justo pelo trabalho produzido.

Dada a natureza da escola proposta por Iovine e Dre, é provável que atenda aos interesses de potenciais criativos do hip-hop .

4. Pensando em questões sociais

Artistas de hip-hop falam sobre a exploração espacial desde os primeiros dias do hip-hop – de “ Rapper’s Delight ” de Sugarhill Gang a canções mais modernas como “ Reach for the Stars ” de will.i.am. No entanto, essas letras sobre a exploração da fronteira final também tratam das experiências vividas pelos afro-americanos na Terra.

Por exemplo, na canção de A Tribe Called Quest “ The Space Program ”, a exploração espacial é usada para falar sobre como o programa espacial da América pode excluir pessoas pobres e negras.

AD Carson , professor assistente de hip-hop na Universidade da Virgínia, lista alguns dos exemplos mais interessantes de referências de rappers ao espaço . Ele argumenta que o uso dessas letras pode trazer relevância cultural para a sala de aula.

“Estamos decolando para Marte, as naves espaciais estão transbordando / O que, você acha que eles nos querem lá? / Todos nós n-gg– não vou. ”


10 músicas de hip-hop para levá-lo em uma viagem ao espaço, por AD Carson

O hip-hop tem uma longa história de referência à exploração espacial. 

Desde os primeiros dias do hip-hop, os artistas de rap têm feito referência ao extraterrestre para nos ajudar a escapar de nossa existência terrestre.

Em “Rapper’s Delight” – a canção rap pioneira de 1979 do Sugarhill Gang que introduziu o hip-hop no mainstream – Mestre Gee recita: “Vou te enlouquecer aqui, vou te enlouquecer lá / vou mudar você, sai dessa atmosfera. ”

Desde então, os artistas de rap têm regularmente invocado o espaço sideral. Eles até viram suas faixas tocadas em outros planetas além da Terra. Em 2012, will.i.am se juntou à NASA para estrear sua música “ Reach for the Stars ” em Marte através do rover chamado Curiosity .

Outros membros da comunidade hip-hop ficaram menos entusiasmados com a exploração interplanetária. Em sua música de 2016, “The Space Program”, o lendário grupo de rap, A Tribe Called Quest, lança dúvidas sobre se o programa espacial da América se destina a todos, ou seja, aos pobres e às pessoas de cor.

O grupo lamenta que “eles” prefiram “nos deixar onde estamos para que possam brincar entre as estrelas”.

“Estamos decolando para Marte, as naves espaciais estão transbordando / O que, você acha que eles nos querem lá? / Todos nós n-gg– não vou. ”

Como um estudioso e artista de hip-hop , sei que a maneira como as letras de rap falam sobre o espaço nos diz tanto sobre o que está acontecendo na Terra quanto sobre nossas imaginações do além.

Minha visão sobre o futuro da exploração espacial oscila entre o otimismo de will.i.am e o pessimismo de Tribe. Ou seja, embora eu saiba que a exploração do espaço é uma parte inevitável da jornada humana, também acredito que vale a pena lembrar as realidades do passado e do presente aqui na Terra, particularmente quando se trata de questões de raça e opressão.

Nesse sentido, também é importante examinar como o espaço é visto, a que propósito ele servirá e para quem. Será para todos? Ou será mais uma tentativa de expansão do domínio global branco?

Acredito que nosso mundo é moldado pela linguagem que usamos para descrevê-lo. Vários estudiosos e astronautas negros – de aspirantes a aposentados – chamaram a atenção para a linguagem preocupante que está sendo usada para descrever as metas e objetivos da humanidade no espaço sideral.

Por exemplo, o astronauta aposentado da NASA Leland Melvin – conhecido como @Astro_Flow no Twittersphere – apontou como é problemático falar sobre a “colonização” de Marte.

“Mesmo que palavras como ‘colonização’ tenham um contexto diferente do mundo, em algum lugar como Marte, ainda não é correto usar essas narrativas, porque isso apaga a história da colonização aqui em nosso próprio planeta”, disse Melvin à National Geographic em 2018 .

Educação espacial

A maneira como falamos sobre o espaço sideral pode influenciar se as crianças negras se enxergam no futuro, argumenta Shelli Brunswick, diretor operacional da Space Foundation, uma organização sem fins lucrativos que defende a inovação espacial, bem como a diversidade e a inclusão .

“As pessoas não estão inclinadas a considerar campos onde não têm um modelo de papel ou onde não podem encontrar alguém com quem possam se identificar, seja por sua raça, gênero, situação econômica, formação educacional ou qualquer outra coisa”, Brunswick disse The Conversation para este artigo. “Isso é especialmente verdadeiro com crianças.”

Conforme afirmado pela professora de educação Gloria Ladson-Billings – uma pioneira e defensora do que é conhecido como “pedagogia culturalmente relevante” – uma forma eficaz de inspirar os alunos é por meio do hip-hop, um dos principais gêneros musicais nos Estados Unidos e no mundo.

Com essas coisas em mente, qualquer pessoa preocupada com o futuro da exploração espacial faria bem em considerar como as salas de aula da América são adequadas para o som e o que está tocando nos alto-falantes.

Como afirmou a poetisa Nikki Giovanni em “Quilting the Black-Eyed Pea”: “Para ir com sucesso a Marte e voltar / Você precisará de uma música”.

Com esse espírito, o que se segue é uma lista de reprodução de exploração espacial de hip-hop de 10 músicas – que se estende por quatro décadas – com referências líricas interplanetárias.

‘Space Is the Place’, de Newcleus (1985)

Uma mulher canta em um microfone no palco.
A rapper Lady E de Newcleus se apresenta no 13º Freestyle Festival anual no The Queen Mary em Long Beach, Califórnia. Scott Dudelson / Getty Images

“Serei seu guia turístico cósmico nesta viagem pela galáxia /

Não voarei sem destino, aqui está a orla da Via Láctea /

Até estarmos nesta festa, então, por favor, faça o que eu digo ”/

‘Follow the Leader’, de Rakim (1988)

Dois rappers usando correntes douradas posam para uma foto em frente a uma parede coberta de pichações.
A canção ‘Follow the Leader’ de Eric B e Rakim tornou-se uma das canções mais reconhecidas da dupla de hip-hop nos anos 80. Arquivos Michael Ochs / Imagens Getty

“Então me siga e enquanto você pensa que foi o primeiro /

“Vamos viajar a velocidades magníficas ao redor do universo /

“O que você poderia dizer à medida que a Terra se afasta cada vez mais /

“Planetas tão pequenos quanto bolas de argila /

“Astray na Via Láctea, mundos fora da vista /

“Até onde a vista alcança, nem mesmo um satélite”

‘Acima das Nuvens’, de Gang Starr (1998)

Um retrato de um homem em um estúdio.
Retrato do DJ Premier do grupo de hip-hop Gang Starr. PYMCA / Universal Images Group via Getty Images

Amostra de um discurso de JFK:

“A lua e os planetas estão lá /

“E novas esperanças de conhecimento e paz estão aí /

“E, portanto, ao zarparmos, pedimos a bênção de Deus /

“Na maior e mais perigosa aventura mais perigosa /

“Do qual o homem já embarcou”

‘É Bom Estar Aqui,’ por Digable Planets (1993)

Três artistas de hip-hop estão juntos posando para uma foto.
Digable Planets é um trio alternativo de hip-hop da cidade de Nova York. Michael Hickey / Getty Images

“Diga aos meus pais que estou em terra com a tripulação /

“Ele disse:” Butterfly, que o boogie esteja com você “/

“Deixei um bilhete para minhas mães com essas citações em um baú /

“Diz ‘Eu me separo da Terra para ressuscitar o funk’”

‘ET (Extraterrestrial),’ por OutKast (1996)

Dois rappers posam para uma foto em um corredor.
André 3000 e Big Boi postam uma foto na casa noturna Compound de Atlanta. Príncipe Williams / Colaborador via Getty Images

“Porque, de certa forma, vemos que todos nós somos meio que mosca /

“Só não pode ter medo de abrir suas asas, vá para coisas melhores /

“Talvez o mockingbird e o rouxinol que eles querem cantar /

“Manter esta coisa viva, para a mesa é o que trazemos /

“Gostamos de tempestades de granizo e nevascas no meio da primavera /

“Extraterrestre, de outro mundo”

‘Lift Off’ de Kanye West, Jay-Z e Beyoncé (2011)

Três celebridades participam de um evento.
Da esquerda para a direita: Jay-Z, Beyoncé e Kanye West participam do 50º Grammy Awards em Los Angeles, Califórnia. Lester Cohen / WireImage

“Vamos levá-lo à lua, levá-lo às estrelas /

“Quantas pessoas você conhece podem ir tão longe? /

“Estou sobrecarregado /

“Estamos prestes a levar tudo isso para Marte (decolar) /

“Agora vamos levá-lo à lua, levá-lo às estrelas /

“Não sabemos o que poderíamos fazer para chegar tão longe /

“Tantas cicatrizes /

“Estamos prestes a levar tudo isso para Marte”

‘Reach for the Stars,’ por will.i.am (2012)

Uma mulher no palco canta em um microfone com um viola na frente de uma multidão.
Janelle Monáe se apresenta na coleção Ralph Lauren Fall 2019 em Nova York. JP Yim / Getty Images

‘Sally Ride’, de Janelle Monáe (2013)

“Estou embalando meu traje espacial /

“E eu estou pegando minha merda e indo para a lua /

“Onde não há regras”

Dois rappers se ajoelham no palco.
Kendrick Lamar (à direita) junta-se ao The Weeknd (à esquerda) no palco do The Forum em Inglewood, Califórnia. Rich Fury / The Forum via Getty Images

‘All the Stars’, de Kendrick Lamar, Sza e The Weeknd (2018)

“Esta pode ser a noite em que meus sonhos podem me informar /

“Todas as estrelas estão mais perto, todas as estrelas estão mais perto, todas as estrelas estão mais perto /

“Esta pode ser a noite em que meus sonhos podem me informar /

“Todas as estrelas estão mais perto, todas as estrelas estão mais perto, todas as estrelas estão mais perto”

Um jovem artista afro-americano se apresenta no palco.
Black Milk se apresenta ao vivo em Toronto em 2012. Skeezix1000 / Wikipedia

‘Black NASA,’ de Black Milk (2019)

“Você provavelmente veria uma estrela se olhasse um pouco mais longe /

“A vida é como um salto do precipício /

“Espero que minhas asas se formem antes que este outono termine /

“Eles me disseram que atirar nas estrelas era a resposta /

“Sim, eu fiz uma viagem para as estrelas, sem combustível de foguete, sem NASA /

“Astronauta negro, diga-me, o que mais você poderia pedir? /

“O caminho nunca existiu”

BÔNUS: ‘Earth is Ghetto’, de Aliyah Sheffield (2020)

“A terra é um gueto de que quero sair /

“Você pode me transportar, estou na rua_

“Na loja da esquina, você conhece a que fica no dia 15 /

“Estou com uma camisa brilhante, então sou fácil de ver /

“Eu estive aqui preso indefinidamente /

“Não consigo chegar ao meu planeta, mas preciso sair /

“Você deveria ver essas pessoas, é difícil de acreditar /

“Como eles se tratam é difícil de conceber”

Futuros de outro mundo

De escapismo para observar estrelas a resistir à opressão terrena, as letras desta lista de reprodução fazem parte de uma tradição negra americana em arte e música – de Sun Ra a Funkadelic e daí em diante – que geralmente faz referência ao espaço e imagina um futuro melhor em que os negros prosperem, conhecido como afrofuturismo , talvez apropriadamente ilustrado no poema de Nikki Giovanni já mencionado, no qual ela sugeriu a música para ir a Marte:

“A NASA precisa ligar para a América Negra. /

“Eles precisam perguntar: como você acalmou seus medos? /

“Como você foi capaz de decidir que era humano mesmo quando tudo dizia que você não era? /

“Como você encontrou conforto em face do improvável de fazer o mundo que você veio para o seu mundo? /

“Como sua alma foi capaz de olhar para trás e se perguntar? /

“E eles vão dizer a eles o que fazer …”


Nota do editor: esta história é uma coleta de artigos dos arquivos de The Conversation.

  1. Alvin Buyinza é assistente editorial e de divulgação, The Conversation US
  2. Jamaal Abdul-Alim é editor de Educação, The Conversation