Presidente da Unegro é agredido por bolsonarista em Belo Horizonte

Ataque aconteceu durante panfletagem no metrô

Gabriel Fhiladélfio e Alexandre Braga registraram o caso no posto policial

Na véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, o presidente da União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro) em Belo Horizonte, Gabriel Fhiladélfio, de 19 anos, deverá se submeter nesta sexta-feira a exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), após ser agredido com socos e chutes por um bolsonarista numa plataforma do metrô de Belo Horizonte, no início da noite de ontem.

Na ocasião, várias pessoas ligadas a movimentos sociais em Minas distribuíam panfletos convocando para a manifestação de amanhã, Dia Nacional da Consciência Negra, na plataforma Lagoinha do metrô, quando foram atacadas por um homem branco, de óculos, forte e de cerca de 40 anos, que gritava o nome de Bolsonaro e tentava tomar e rasgar os panfletos.

Ao notar que estava sendo filmado, o bolsonarista partiu para cima de Gabriel aos socos e chutes, agarrou o fone de ouvido e conseguiu quebrar a tela de seu celular, fugindo em seguida em meio à multidão, conforme relato de Alexandre Braga, também integrante da Unegro e que presenciou o episódio.

Após registrar um boletim de ocorrência no posto policial do metrô, Gabriel foi encaminhado para a 4ª Delegacia de Plantão no bairro Alípio de Melo e hoje aguardavam autorização para o exame de corpo de delito no IML para verificar os hematomas sofridos, principalmente no braço direito.

Hoje, várias entidades ligadas à defesa da população negra divulgavam nota de repúdio aos episódios de agressões ocorridos em Belo Horizonte e também em Brasília:

https://sindcefetmg.org.br/repudio-agressoes-racistas-na-passarela-da-lagoinha-em-bh-e-no-aeroporto-de-brasilia/

Autor