Lula diz que sua viagem à Europa mostrou que Brasil é necessário para o mundo

O ex-presidente diz que sua viagem ao continente buscou mostrar, aos próprios brasileiros, que o mundo gosta do Brasil e que o país é fundamental na construção de uma nova geopolítica

Lula e Macron (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma espécie de balanço da sua viagem pela Europa onde chegou a ser recebido com honrarias de chefe de estado. Lula diz que sua viagem ao continente buscou mostrar, aos próprios brasileiros, que o mundo gosta do Brasil e que o país é fundamental na construção de uma nova geopolítica.

Na Europa, o ex-presidente se reuniu com a secretária-geral da Confederação Sindical Internacional (ITUC), Sharan Leslie Burrow, na Bélgica; o vencedor das eleições e futuro primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz; a prefeita de Paris, Anne Hidalgo; o presidente da França, Emmanuel Macron; e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. Lula ainda chegou a ser ovacionado no discurso que fez no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

 “Essa viagem que fiz pela Bélgica, Alemanha, França e Espanha é uma tentativa de provar, para o próprio povo brasileiro, que o mundo gosta do Brasil. Sou muito grato ao presidente Pedro Sánchez, que me recebeu, ao Macrón e ao Olaf Scholz, que me receberam, ao Parlamento Europeu, que me tratou com a maior dignidade”, disse ele.

“Porque não é o Lula que é importante, é o Brasil que é necessário ao mundo neste instante para discutir uma nova geopolítica”, completou, lembrando que o país já mostrou ser possível vencer a fome e preservar o meio ambiente, duas conquistas que estão sendo destruídas hoje por Bolsonaro.

Com informações do PT Nacional

Autor