Líder do PCdoB aprova fundo nacional para proteger patrimônio histórico

Proposta do deputado Renildo Calheiros, que foi aprovada pela Comissão de Cultura da Câmara, garante recursos para recuperação de acervo tombado pela União e pelos estados

Renildo Calheiros (PE), líder do PCdoB. Foto: Câmara dos Deputados

A Comissão de Cultura aprovou parecer pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 1893/19 que cria o Fundo Especial do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Funphan) nesta terça-feira (23). O objetivo é executar ações de recuperação e preservação do acervo patrimonial tombado pela União e pelos estados.

Pela proposta, que teve a relatoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), os recursos do fundo serão destinados preferencialmente para os municípios que possuam no respectivo território bens patrimoniais declarados como “patrimônio mundial” pela Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (Unesco).

De acordo com o texto, o fundo terá como fontes de recursos o Orçamento da União; 1% da renda líquida de concursos promovidos pela Caixa Econômica Federal; doações e recursos de fundos patrimoniais, entre outras.

“A preservação desse rico patrimônio, acumulado ao longo do tempo, em muitos casos com o imenso sacrifício de abnegados, demanda fluxo constante e significativo de recursos públicos, sob pena de ocorrer a inevitável e irrecuperável degradação dos bens”, explicou Renildo.

O projeto estabelece que os recursos do Funphan serão aplicados exclusivamente em projetos e atividades de recuperação e preservação do patrimônio histórico, artístico e arquitetônico nacional. O PL permite que a aplicação dos recursos do fundo seja feita por meio de convênios e outros instrumentos de cooperação firmados pela União com estados e municípios que tenham acervo tombado.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado também pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Liderança do PCdoB na Câmara com informações da Agência Câmara