Convergências e divergências na relação Nigéria e África do Sul

O presidente Cyril Ramaphosa está visitando quatro países da África – Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal. O especialista em relações internacionais, Olawale Olusola, comentou a importância da visita à Nigéria e o que poderia contribuir para melhorar as relações entre os dois países.

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa

Quão importante é esta visita?

É significativa de várias maneiras.

Em primeiro lugar, coincide com a 10ª sessão da Comissão Binacional Nigéria-África do Sul. Foi estabelecida em 1999 para fortalecer as relações bilaterais políticas, econômicas e comerciais entre os dois países. É, portanto, uma oportunidade para avaliar a evolução do investimento e do comércio entre os dois países.

É também uma via para reiniciar a calmaria nas relações bilaterais entre os dois principais países da África. Apesar do volume de comércio entre os dois países – US $ 2,9 bilhões para 2020 – ainda existem áreas cinzentas. Isso inclui obstáculos operacionais que os investidores nigerianos enfrentam para fazer negócios na África do Sul. Também inclui relações de pessoa para pessoa. Esta continua a ser uma questão de grande preocupação, dados os ataques xenófobos na África do Sul . Isso também afeta os interesses comerciais de ambos os países, uma vez que as empresas existentes em ambos os países podem se tornar alvos.

As empresas sul-africanas estão bem representadas na Nigéria, mas existem poucas empresas nigerianas na África do Sul. A África do Sul importou US $ 2,48 bilhões em mercadorias da Nigéria em 2020, predominantemente petróleo bruto, e exportou US $ 425 milhões para a Nigéria.

É significativo também que o presidente Ramaphosa visite a Nigéria pela primeira vez em sua viagem à África Ocidental. Ele seguirá para Gana, Costa do Marfim e Senegal.

Um encontro entre a Nigéria e a África do Sul é sempre um lembrete dos laços culturais e sociais em que ambos os países investiram por um longo período, mas foram subutilizados.

Por exemplo, a Nigéria contribuiu para a emancipação da África do Sul das garras do apartheid. Os funcionários públicos da Nigéria pagaram o chamado Imposto Mandela para apoiar o Congresso Nacional da África na luta contra o apartheid.

A África do Sul esteve igualmente na vanguarda da luta contra o regime ditatorial de Sani Abacha em 1995.

Esta visita é importante especialmente em uma era de crise econômica global ocasionada pela pandemia do coronavírus. Os dois países precisam envidar esforços para promover laços bilaterais, dadas as suas economias em dificuldades. Também para liderar a promoção da Área de Comércio Livre Continental da África .

A comissão binacional poderia se tornar mais eficaz?

A arquitetura básica das relações econômicas internacionais entre a Nigéria e a África do Sul está incorporada nas atividades da comissão.

Quando foi criada em 1999, os dois países se comprometeram a acelerar as relações em política externa, cultura, agricultura e saúde. Os presidentes da época – Olusegun Obasanjo e Thabo Mbeki – concordaram em cooperar em todas as instituições multilaterais, incluindo a Organização Mundial do Comércio.

Mas a comissão conseguiu pouco em relação ao seu mandato. Isso, provavelmente, é o resultado das lutas internas e desafios na política e na economia da Nigéria e da África do Sul.

A comissão deve se concentrar em remover as barreiras que impedem a movimentação mais fácil de mercadorias e pessoas entre os dois países. Não há razão, por exemplo, para que a Nigéria e a África do Sul não possam implementar uma política de visto na chegada. Este é um acordo que a Nigéria tem com o Quênia.

A comissão também poderia ser transformada em uma estrutura formal e expandida para incluir o setor privado e as diásporas.

Como você caracterizaria a relação: colaboração ou competição?

Ambos. A relação entre a Nigéria e a África do Sul é freqüentemente caracterizada pela colaboração – bem como por intensa competição. A colaboração é boa e desejável, mas também o é a competição ou rivalidade saudáveis, especialmente quando se trata de criar e inovar.

É uma relação de amor e ódio.

Ambos os países ajudaram a fomentar os ideais pan-africanos ao fornecer uma liderança continental eficaz. Eles uniram outros países para restaurar a paz e a estabilidade em países africanos problemáticos. A Nigéria e a África do Sul patrocinaram o nascimento da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África , a União Africana, e estabeleceram uma comissão conjunta em uma tentativa de promover o renascimento da África.

Por outro lado, uma série de questões prejudicou seu relacionamento. Isso inclui ataques xenófobos contra imigrantes, incluindo nigerianos, na África do Sul.

Em outros níveis, a avaliação das relações é simplesmente uma função de percepção e conjecturas. Freqüentemente, estes são enquadrados na roupagem do discurso hegemônico. Por exemplo, a Nigéria gosta de se projetar como o gigante da África. Também gosta de enfatizar seu papel de liderança na Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental.

Por sua vez, a África do Sul se projeta como uma potência regional na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

A natureza interconectada da economia global, os desafios políticos e econômicos no continente e a necessidade de unidade africana ditam que a Nigéria e a África do Sul colaborem. Ao fazê-lo, não devem ser vistas como imperialistas, mas sim como parceiras de outros governos africanos.

A África do Sul fez o suficiente para lidar com a xenofobia?

Ataques xenófobos na África do Sul têm sido uma grande desvantagem nas relações africanas contemporâneas. A constituição e a política de imigração da África do Sul têm como pedra angular as doutrinas dos direitos humanos . Mas a proteção das vidas e propriedades dos imigrantes na África do Sul pós-apartheid permanece um assunto de grande controvérsia.

Após ataques xenófobos em 2019, o governo sul-africano pediu desculpas à Nigéria . Mas há mais coisas que os líderes sul-africanos podem fazer. Isso inclui o engajamento de líderes e também de jovens em conversas abertas, francas, construtivas e contínuas sobre a responsabilidade que têm de respeitar a humanidade e se posicionar contra o tipo de barbárie que moldou sua própria história recente. Eles devem sustentar visitas políticas de alto nível, como a do presidente Ramaphosa

Acima de tudo, no entanto, eles devem demonstrar maior compromisso em lidar com os males sociais da pobreza e da desigualdade que estão no centro das queixas dos jovens. Uma das principais causas dos ataques xenófobos é a persistente crise socioeconômica e o sentimento de privação entre os jovens negros sul-africanos. A desigualdade e a pobreza estão profundamente enraizadas no legado colonial e do apartheid do país. Isso foi agravado pelas falhas pós-1994 de sucessivas administrações em transformar a economia e torná-la mais inclusiva.

O governo sul-africano precisa resolver isso. E garantir justiça para as vítimas.

Olawale Olusola é especialista em relações internacionais, Obafemi Awolowo University

Adedeji Ademola, candidato a doutorado do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Obafemi Awolowo, Ile Ife, ajudou a pesquisar este artigo.