Theófilo Rodrigues lança Partidos, classes e sociedade civil no Brasil

Os partidos políticos brasileiros estão divorciados da sociedade civil? Essa é a pergunta que o autor busca responder com o livro.

O sociólogo e cientista político Theofilo Rodrigues lança, no próximo dia 2 de dezembro, no Rio de Janeiro, livro que é fruto de uma pesquisa sobre o cenário dos partidos políticos no Brasil. Os partidos políticos brasileiros estão divorciados da sociedade civil? Essa é a pergunta que o autor busca responder com o livro “Partidos, classes e sociedade civil no Brasil contemporâneo” publicado pela Editora Appris.

Foto: Divulgação

Com base em uma rigorosa pesquisa sobre a inserção dos partidos brasileiros em organizações da sociedade civil como igrejas, centrais sindicais, sindicatos patronais, clubes esportivos, escolas de samba, entidades estudantis e representações campesinas, entre outras, o livro desmente a opinião presente no senso comum e nos meios de comunicação de que os partidos estariam afastados da sociedade.
 
Com uma linguagem clara e didática, o autor faz com que termos complexos da ciência política e da sociologia política se tornem acessíveis ao grande público.
 
Além de uma sociologia dos partidos, Theófilo Rodrigues analisa a conjuntura política brasileira passando pelas jornadas de junho de 2013, pelo golpe contra Dilma Rousseff e pela eleição de Jair Bolsonaro.
 
Como o leitor perceberá, os partidos estão presentes, sim – de modos distintos, é claro – no cotidiano da sociedade civil brasileira. E essa ancoragem social constitui elemento fundamental – ainda que não seja somente ela – para a sobrevivência do sistema partidário.
 
O lançamento do livro será na próxima quinta-feira, 2/12, às 18 horas, na Livraria Leonardo da Vinci no Centro do Rio de Janeiro.

Autor