Brasil teve um dos piores desempenhos entre as economias do mundo

Para professor de Economia da UnB, recessão é efeito da alta dos juros e do corte nos gastos com a assistência social.

Com nova retração da atividade no terceiro trimestre após ter apresentado retração no segundo, a economia brasileira entrou tecnicamente em recessão e apresenta o sexto pior desempenho em relação às de outros 30 países, segundo ranking elaborado pela agência Austin Rating. Para o professor de Economia da UnB José Luis Oreiro, a comparação internacional evidencia a má condução da política econômica no Brasil.

“Quando a economia apresenta dois trimestres seguidos de contração do nível de atividade econômica isso define uma recessão técnica. Se fizermos uma comparação internacional, veremos que o Brasil teve um dos piores desempenhos entre as economias do mundo no terceiro trimestre de 2021. Então, isso não é consequência da pandemia. A performance da economia brasileira a partir do segundo trimestre de 2021 é absolutamente compatível com as escolhas de política econômica que o governo Bolsonaro fez”, afirma.

O professor destaca que o Banco Central do Brasil, ao contrário do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) e do Banco Central Europeu, iniciou um processo de elevação bastante acentuada da taxa de juros, que saiu de 2% ao ano em fevereiro e março para os atuais 7,75% ao ano. “O segundo ponto é que na comparação com 2020 o governo reduziu muito o gasto de assistência social. No ano de 2020, tivemos o auxílio emergencial e outras medidas de estímulo à economia e programas de manutenção de emprego, que foram extintos ou reduzidos em sua magnitude no ano de 2021”, acrescenta.  

Oreiro recorda que o gasto primário da União, que exclui a despesa com juros, caiu 5 pontos do Produto Interno Bruto – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – entre 2020 e 2021: “Você produziu uma enorme contração fiscal. Então, com a boa teoria macroeconômica, quando eu tenho um choque na política monetária e um choque na política fiscal, o efeito é uma contração do nível de produto, que vinha sendo amenizada pelo comportamento do setor externo. Mas em função do embargo de carne brasileira para a China, o próprio clima que fez com que tivéssemos uma redução da safra de soja e outros produtos exportados, o agronegócio caiu no terceiro trimestre de 2021. Então, é isso que explica o comportamento do PIB”.

Segundo ele, o prognóstico para o quatro trimestre também é muito ruim. “Continuamos sem vetor de demanda, sem algo que puxe o crescimento da economia no quatro trimestre. Então, a expectativa é que o PIB do quarto trimestre continue negativo, haja vista que os dados que saíram da Black Friday foram muito abaixo da expectativa”, prevê.