China afirma que Olimpíadas de Inverno não são palco de manipulação política

O governo chinês poderá tomar medidas para se contrapor à decisão dos Estados Unidos de promover um boicote diplomático aosjogos

Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim já integram a paisagem da cidade l Foto: Diário do Povo

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, anunciou que o país tomará contramedidas diante da posição dos Estados Unidos de promover um “boicote diplomático” às Olimpíadas de Inverno de Beijing.

“Os Estados Unidos devem levar a sério as preocupações da China, abster-se de politizar os esportes e parar de promover o chamado ‘boicote diplomático’ às Olimpíadas de Inverno, de modo a evitar afetar o diálogo e a cooperação entre os dois países em áreas importantes”, afirmou.

As Olimpíadas de Inverno não são um palco para a manipulação política, enfatizou Zhao, acrescentando que a propaganda constante do “boicote diplomático” dos políticos americanos, apesar de não serem convidados a participar das Olimpíadas, viola a Carta Olímpica, ofende o povo chinês, e constitui uma pura provocação política.

Em resposta às observações do primeiro-ministro australiano Scott Morrison de que a Austrália está considerando a questão do boicote, Zhao disse que os atletas de todo o mundo deveriam estar no centro das atenções, não os políticos.

“Os políticos que clamam por ‘boicote’ estão perseguindo seus próprios interesses. Ninguém se importa se eles vêm ou não, e isso não afetaria o sucesso de Beijing em sediar as Olimpíadas de Inverno”, acrescentou.

Fonte: Diário do Povo