Candeias: Sindipetro Bahia comemora 80 anos do primeiro campo de petróleo do Brasil

Na época, em 1941, a região era coberta de mato alto e de extensas áreas de mangue. A sonda de perfuração era transportada em carros de boi e, com muita dificuldade, os trabalhadores abriram a mata a facão para chegar ao local onde a sonda seria instalada.

No dia 14/12, o primeiro campo comercial de petróleo do Brasil, o Candeias 1 (C-1), localizado no município de Candeias, na Bahia, completa 80 anos. Foi a partir da exploração deste campo que a indústria do petróleo no Brasil se tornou realidade. Na época, em 1941, a região era coberta de mato alto e de extensas áreas de mangue. A sonda de perfuração era transportada em carros de boi e, com muita dificuldade, os trabalhadores abriram a mata a facão para chegar ao local onde a sonda seria instalada.

A saga destes trabalhadores que resultou na construção de uma das maiores empresas de petróleo do mundo, a Petrobras, será lembrada pelo Sindipetro Bahia, através de uma série de atividades.

A data será marcada por um grande ato que vai acontecer no dia 14 (terça), a partir das 7h, no Trevo dos 50 (Candeias), na BA 522, entroncamento de Candeias para São Francisco do Conde.

Neste mesmo dia, às 12h, a diretoria do Sindipetro estará no bairro do Lobato, subúrbio ferroviário de Salvador – onde foi descoberto o primeiro poço de petróleo do Brasil – realizando a ação de venda de 100 botijões de gás a preço justo pelo valor de R$ 50,00, a unidade.

Audiências públicas

Na quarta-feira (15), a partir das 9h, será realizada uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), com o tema “80 anos de exploração do petróleo no Brasil – do Candeias 1 ao pré-sal e política de preços dos combustíveis”. O evento será semipresencial e transmitido pela TV ALBA. Durante a programação está previsto o lançamento de um documentário que narra a história do petróleo no Brasil desde a descoberta do Candeias 1 até o pré-sal.

A Audiência Pública foi requerida pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), atendendo a solicitação do Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás. O fórum é composto por entidades representativas dos petroleiros: Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA), Associação dos Engenheiros da Petrobrás, Núcleo-Bahia (AEPET-BA), Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Petrobras da Bahia (ASTAPE-BA) e a Associação Brasileira dos Anistiados Políticos do Sistema Petrobrás (ABRASPET).

Já na quinta-feira (16) vai acontecer outra audiência. Desta vez na Câmara Municipal de Salvador. Requerida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), a audiência, que será virtual e pode ser acompanhada através dos canais (TV e facebook) da Câmara, vai abordar a contribuição da indústria do petróleo para o desenvolvimento do Brasil e, particularmente da Bahia.

Fonte: Portal do Sindipetro Bahia