Parlamento deve acompanhar implantação do 5G nas escolas, exige deputada

Presidente da subcomissão que trata do tema na Câmara, Perpétua Almeida, cobra inclusão do Parlamento em GT do governo que irá acompanhar a implementação do 5G no Brasil

Deputada Perpétua Almeida (Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara)

A subcomissão da Câmara que trata da tecnologia 5G no Brasil realizou nesta terça-feira (14) audiências públicas para debater a implantação da nova geração de internet móvel no país. Na pauta, a internet nas escolas e a homologação de equipamentos. Autora do pedido para a realização das mesas de debate e presidente do colegiado, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) cobrou a presença do Parlamento no grupo de trabalho articulado pelo governo federal para acompanhar a implantação da tecnologia no país.

Realizado no início de novembro, o leilão foi concluído com as operadoras Claro, Vivo e Tim arrematando lotes nacionais que carregam o compromisso de implementação de projetos de conectividade em escolas públicas.

O compromisso foi uma vitória do Parlamento em articulação com o Tribunal de Contas da União, mas na avaliação de Perpétua, precisa ser acompanhado de perto.

“Vamos cobrar do Ministério das Comunicações, da Educação, da Anatel que a subcomissão esteja no GT da comissão de acompanhamento do leilão 5G. Nós fizemos pressão, nos articulamos com o TCU, para incluir a conectividade nas escolas e precisamos monitorar para garantir a celeridade e implantação, de fato, da tecnologia. Vimos que há uma grande disparidade na conectividade o Brasil e queremos garantir que a implantação do 5G chegue de forma adequada aos rincões do país”, destacou Perpétua.

O debate contou com a participação de Ana Caroline VilasBoas, diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica do Ministério da Educação; Otto Solino, coordenador-geral de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos e diretor substituto do Departamento de Investimento e Inovação da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações; José Bicalho, diretor de Regulação e Autorregulação da Conexis Brasil Digital; Flávia Lefèvre, advogada associada ao Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes); Marcelo Paiva Fontenele, diretor do Departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR); Gustavo Santana, superintendente de Controle de Obrigações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Israel M. Guratti, gerente do Departamento de Tecnologia e Política Industrial da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee); e Carlos Nazareth Motta Marins, diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Fonte: Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados

Autor