General Heleno será convocado por causa de fala golpista contra STF

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) disse que precisa tomar “Lexotan” [remédio psiquiátrico] na veia para não levar Bolsonaro a tomar “uma atitude mais drástica” contra o tribunal

Ministro general Augusto Heleno é um dos que não responderam ao senador (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados_

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, será convocado para dar explicações no parlamento sobre fala golpista contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta terça-feira (14), um dos ministros mais próximos de Bolsonaro disse que precisa tomar “Lexotan” na veia para não levar o presidente a tomar “uma atitude mais drástica” contra o tribunal.

O áudio, gravado num evento fechado do general com agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foi divulgado pelo colunista Guilherme Amado do site Metrópoles, de Brasília.

O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB-RJ), disse que vai pedir a convocação do ministro para se explicar no parlamento. “GRAVÍSSIMO! Áudio publicado por @guilherme amado mostra ameaça de General Heleno ao STF e à independência dos Poderes. Nós, da Oposição, vamos convocar o ministro do GSI e exigir que preste esclarecimentos sobre seus ataques à democracia”, publicou o deputado no Twitter.

“Que é isso? Ameaça de tentativa de golpe? De romper com a Constituição? A fala é absolutamente insuportável!”, reagiu o deputado Bohn Gass (RS), líder do PT na Casa. O senador do partido Humberto Gomes (PE) defendeu a convocação do ministro: “O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, que disse que contém Bolsonaro para que ele não tome uma ‘atitude drástica’ contra o Supremo, tem de ser imediatamente convocado a dar explicações no Congresso. Suas declarações são um estímulo ao golpe.”

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), classificou a fala como um desespero eleitoral. “O único remédio para este governo é o BANCO DOS RÉUS! É tanto blá-blá-blá pra justificar uma derrota previsível de Bolsonaro em 2022, que chega a dar dó. O povo dará a resposta nas urnas. Aliás, a resposta já está nas ruas!”, postou nas redes sociais.

“O ministro Heleno parece profundamente desequilibrado, considerando o teor das suas declarações”, disse o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

“A sanha golpista desse bando só aumentará quanto mais perto estivermos das eleições, já que sabem que o povo os rejeita. A democracia brasileira não tolera ameaças!”, disse o PSOL em nota no Twitter.

Autor