Morre em São Paulo Leo Gola, baluarte da cultura em São Paulo

Militante cultural e empresário, Leonardo Gola faleceu nesta quarta-feira (5) vitimado por um câncer.

Morreu nesta quarta (15), o empresário e militante da cultura Leonardo Gola Piacentini, um dos donos do boteco Ó do Borogodó, em São Paulo. Leonardo foi vítima de um câncer contra o qual lutava há quase dois anos e estava em tratamento no Instituto do Câncer do Estado de São Paulol (Icesp).

Leo Gola era um dos grandes apoiadores do samba e tinha grande amizade entre músicos e apreciadores da música, especialmente na região de Pinheiros e da Vila Madalena. Junto com sua irmã Stefânia, tocava o Ó do Borogodó desde 2001. Diante das dificuldades financeiras, agravadas pela pandemia de Covid-19, a dupla promoveu, junto com amigos e frequentadores, uma campanha de apoio e reabriu o boteco no início de dezembro.

Leonardo deixa um filho de 8 anos, a companheira Marcela, os irmãos, Stefânia, Marjorie e Rafael, além da mãe Regina Flavia e o pai, Alcides Piacentini. Será velado por amigos e familiares e o corpo será cremado no Memorial Jardim Santo André, no ABC.

O Partido Comunista do Brasil São Paulo (PCdoB SP) divulgou nota de pesar pelo falecimento de Leonardo Gola. “Com profunda tristeza, o PCdoB São Paulo recebe a notícia do falecimento de Leonardo Gola, militante político, das causas sociais e da cultura.”, diz a nota

O PCdoB lembrou na nota que Léo é fundador do bar Ó do Borogodó, “verdadeiro baluarte da defesa da cultura popular na cidade”. De acordo com o texto, o Ó do Borogodó “também funcionou como polo de resistência das forças progressistas e democráticas, principalmente na atual quadra de retrocessos e ameaças, abrindo suas portas para o debate de ideias, ocasiões em que sempre foram atuantes o PCdoB e sua militância”.

Além de prestar condolências à Stefania Gola, irmã de Leonardo, assim como a toda a família, o PCdoB estendeu os votos de pesar ao Partido dos Trabalhadores (PT), partido ao qual Léo era filiado e militante.

O PT municipal também lamentou a morte de Leonardo Gola, definido como “pai afetuoso, Leonardo deixa João e toda uma história de militância ao PT e à cultura”. A nota do PT expressa “solidariedade aos familiares e amigos e gratidão por toda dedicação e militância ao PT, às causas sociais, à cultura e ao carnaval”.

Leonardo está sendo velado no Ó do Borogodó, desde às 19h00 até às 7h00 desta quinta-feira (16). A cerimônia de cremação ocorrerá às 9h00, no Cemitério e Crematório: Memorial Santo André. Avenida Queiroz Filho, 1750 – Vila Humaitá -Santo André –SP

Leia abaixo a íntegra das notas:

Nota de pesar

Com profunda tristeza, o PCdoB São Paulo recebe a notícia do falecimento de Leonardo Gola, militante político, das causas sociais e da cultura. Era muito amigo Partido e próximo de diversas lideranças comunistas.

Léo foi fundador e sócio do bar Ó do Borogodó, verdadeiro baluarte da defesa da cultura popular na cidade. De suas memoráveis rodas de samba e outras expressões musicais brasileiras, despontaram talentos que se firmaram no cenário paulistano e nacional.

Esse espaço também funcionou como polo de resistência das forças progressistas e democráticas, principalmente na atual quadra de retrocessos e ameaças, abrindo suas portas para o debate de ideias, ocasiões em que sempre foram atuantes o PCdoB e sua militância.

O PCdoB estende seus votos de pesar à sua irmã, Stephania Gola, aos demais familiares, amigos e ao Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual era militante e dirigente.

Leo Gola, presente!

São Paulo, 15 de dezembro de 2021

A direção executiva do PCdoB São Paulo

Solidariedade aos familiares e amigos.

O diretório municipal do PT São Paulo manifesta pesar pelo falecimento do companheiro, ex- presidente do PT Pinheiros, Leonardo Gola Piacentini nesta quarta (15), aos 46 anos, por conta de um câncer.

Além de militante histórico do PT, Leonardo era proprietário do bar de Pinheiros: Ó do Borogodó, que toca samba, choro, batuques e outras bossas. Pai afetuoso, Leonardo deixa João e toda uma história de militância ao PT e à cultura.

Solidariedade aos familiares e amigos. Gratidão por toda dedicação e militância ao PT, às causas sociais, à cultura e ao carnaval!

Amigos, familiares e militantes do PT Pinheiros informam de forma carinhosa que irão fazer o velório nesta quarta no Ó do Borogodó em Pinheiros: “Vamos fazer um Gurufim como um grande malandro como ele merece. E a gente também. Pra cantar nossa dor, nossas lembranças, nossa alegria de ter desfrutado desse grande presente que foi sua existência nas nossas vidas”.

Leonardo Gola, Presente!

Autor