Eleições no Chile: o que dizem as últimas pesquisas

As três principais pesquisas mostram Boric como favorito, com uma maior ou menor distância em relação a Kast

Gabriel Boric e José Antonio Kast, candidatos à presidência do Chile I Foto: Página 12/Reprodução

As pesquisas publicadas nas últimas semanas no Chile mostram que o cenário que se desenhava para as eleições do dia 19 de Dezembro foi invertido. O candidato da extrema-direita, José Antonio Kast, começou como favorito tendo ganho o primeiro turno com 27,9% dos votos, no qual enfrentou o candidato da esquerda chilena, Gabriel Boric, que também avançou ao segundo turno, recebendo 25,8% dos votos.

As três principais pesquisas mostram Boric como favorito, com uma maior ou menor distância em relação a Kast. Mostram também uma porcentagem significativa de pessoas que ainda não sabem como irão votar ou preferem não responder.

Cadem

Fonte: Cadem/Página12

A primeira pesquisa Cadem foi realizada no mesmo fim de semana do primeiro turno e mostrou um resultado equilibrado: 39% das intenções de voto para cada um dos candidatos, assim como 22% das pessoas que não sabem ou não respondem.

Nas pesquisas das duas semanas seguintes, Boric primeiro manteve a mesma intenção de voto e, depois, teve um aumento mínimo para 40%.

As principais mudanças foram no apoio a Kast: 33% na primeira semana e 35% na segunda, crescendo novamente mas sem atingir o nível inicial.

As três pesquisas Cadem indicaram que a percentagem de pessoas que não sabem ou não respondem como irão votar passou de 22% para 28% e depois para 25%.

Activa

Fonte: Activa/Página12

A empresa de consultoria Activa publicou duas sondagens: a primeira uma semana após o primeiro turno e a última no sábado 4, o último dia em que a divulgação de pesquisas foi permitida.

A intenção de voto de Boric aumentou nestas pesquisas de 40,4% para 42,2%, enquanto que a de Kast aumentou de 24,5% para 28,3%. Entretanto, aqueles que não sabiam como votariam ou não queriam responder subiram de 15,5% para 16%.

Criteria

Fonte: Criteria/Página 12

A Criteria publicou uma única pesquisa, na qual Boric aparece com 54% das intenções de voto e Kast com 46%. Esta sondagem considera apenas votos válidos, sem incluir os dados daqueles que não respondem ou não sabem como irão votar.

Fonte: Página 12