Com Bolsonaro, aumenta preocupação dos brasileiros com a fome

Em 2021, saltou de 2% para 8% parcela dos entrevistados pelo DataFolha que consideram não ter o que comer o maior problema do país. Dois terços dizem que o presidente cuida mal do Brasil.

Foto: Roberto Parizotti/Fotos Públicas

Pesquisa DataFolha divulgada pelo site da Folha de S.Paulo nesta sexta (17) mostra que, às vésperas do Natal, a fome é motivo de preocupação para 8% dos entrevistados. A parcela que corresponde aos que consideram não ter o que comer o maior problema do país teve um salto de 6 pontos percentuais ao longo deste ano. Os que mais sofrem são os aposentados: alcança 13% o percentual dos que têm esse como seu maior temor.

A inflação, que vem corroendo a renda dos mais pobres, é apontada como o maior problema do país por 7% dos entrevistados na pesquisa em que o desemprego e a economia ficaram empatados em segundo lugar – com 14% e 12%, respectivamente –, atrás somente da saúde, com 24%.

Com a alta dos preços dos alimentos no país, a carestia é a maior causa de aflição para 11% dos que estão no grupo de menor instrução, aqueles que completaram apenas o ensino fundamental. O peso da alimentação no bolso deste grupo é maior do que para os que têm renda mais alta.

Dois terços das 3.666 pessoas que foram entrevistadas para a pesquisa, que foi realizada de 13 a 16 de dezembro, avaliam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) cuida mal do país. Entre as que têm renda mensal de até dois salários mínimos, esse percentual é de 70%, chegando a 71% dos desempregados.

Na pesquisa realizada em 191 cidades, com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, somente entre os empresários a avaliação positiva alcança mais da metade dos entrevistados.