A opinião chinesa sobre a crise envolvendo Ucrânia, Rússia, EUA e OTAN

O Global Times, jornal chinês que reflete a opinião da República Popular da China sobre temas internacionais, abordou, na edição desta terça-feira (28) – no Brasil ainda segunda-feira (27) – a crise na fronteira com a Ucrânia.

O título do editorial, “EUA fazem movimento calculista em um jogo perigoso da crise na Ucrânia”, expressa o essencial da preocupação do país asiático: é necessário não ceder à estratégia estadunidense de pressão constante: “A China não se curvará à pressão dos EUA em troca de um ambiente de desenvolvimento pacífico”, diz o texto. Leia, abaixo, a íntegra do editorial.

A vice-presidenta dos EUA, Kamala Harris, disse no domingo que, em face da atual situação na fronteira com a Ucrânia, os EUA trabalharão com seus aliados e se prepararão para “emitir sanções como vocês nunca viram antes“. Os EUA e a Rússia já se culpam mutuamente pela situação na Ucrânia. Os EUA alegaram que os exercícios militares da Rússia perto das fronteiras da Ucrânia poderiam ser um prelúdio para uma “invasão” da Ucrânia, enquanto a Rússia disse que tem o direito de mover tropas em seu próprio território e exigiu uma promessa de que a OTAN não enviaria suas forças para a Ucrânia.

Os EUA e a Europa enfrentam a Rússia por causa da Ucrânia há algum tempo. A inteligência dos EUA afirmou que a Rússia poderia “invadir a Ucrânia” logo no início de 2022, enquanto o presidente russo, Vladimir Putin, acusou a OTAN de planejar instalar sistemas de mísseis na Ucrânia que poderiam atingir Moscou em minutos. Agora, o confronto entre os dois lados está ficando ainda mais violento. A opinião pública geralmente pensa que é improvável que seja deflagrada uma guerra entre os EUA e a Rússia agora. Os EUA estão atolados em questões como a epidemia de COVID-19, a inflação e as próximas eleições de meio de mandato. Washington retirou suas tropas do Afeganistão apesar de todas as dificuldades e neste momento não tem vontade nem energia para se envolver em outra guerra.

Mas os EUA estão continuamente aumentando as tensões no Leste da Ucrânia. Desde o início deste ano, os Estados Unidos enviaram bombardeiros estratégicos, incluindo B-52s e B-1Bs, para aproximar-se de áreas como o Mar Negro. Em novembro, os EUA enviaram bombardeiros estratégicos e realizaram ataques nucleares simulados contra a Rússia, e entraram no espaço aéreo a 20 quilômetros da fronteira russa, em um movimento obviamente provocativo. Além disso, Washington divulgou informações como a imposição de sanções econômicas à Rússia e o envio de mais tropas para o Leste Europeu para aumentar a pressão. É como jogar fósforos na lenha seca de vez em quando, mas evitando as chamas deliberadamente. Para os EUA, quanto mais tensa se torna a situação na Ucrânia, mais os países europeus dependem dos EUA. Estabelecer um inimigo comum para a OTAN é propício para unir aliados. Washington é o maior beneficiário deste jogo perigoso.

E o maior perdedor será a Ucrânia, um país que vive turbulências e divisões. Washington pintou sua competição geopolítica entre grandes potências com uma espessa camada de ideologia. Ele tenta retratar o que está acontecendo na fronteira russo-ucraniana como uma história trágica sobre “agressão” e “contra-agressão”, além de tornar a Ucrânia um peão no tabuleiro europeu enquanto expande a OTAN para o leste. Desde a desintegração da União Soviética, muitos países, incluindo a Ucrânia, passaram por “revoluções coloridas” apoiadas pelos EUA. Mas a maioria desses países acabou vivendo tragédias nacionais, pois os Estados Unidos não têm a vontade nem a capacidade de fornecer-lhes assistência substancial. Os EUA têm fornecido enorme ajuda militar à Ucrânia ao longo dos anos, armando-a da cabeça aos pés. Contudo, excluiu explicitamente qualquer possibilidade de lutar pela Ucrânia. A política de Washington de criar crises provavelmente transformará a Ucrânia em um barril de pólvora regional.

Os EUA não são confiáveis. Isso é verdade não apenas quando se trata da Ucrânia, mas também da Rússia. A essência da questão não é que Washington esteja “buscando justiça” para a Ucrânia ou para a Europa, mas que está usando a OTAN como uma ferramenta para canibalizar e espremer o espaço estratégico da Rússia. Desde o fim da Guerra Fria, a Rússia também tentou obter a aceitação dos Estados Unidos e do Ocidente por meio de mudanças políticas. Mas o que ganhou foi o abandono dos EUA de sua promessa de que a OTAN não se expandiria para o Leste se a Alemanha reunificada permanecesse no bloco. Os EUA levaram a OTAN a se envolver em cinco rodadas de expansão para o Leste nas últimas duas décadas. Moscou vê a Ucrânia como uma linha vermelha para a sua segurança. Mas agora até a Ucrânia foi absorvida pela OTAN. O presidente russo, Vladmir Putin, em 23 de dezembro, em sua coletiva de imprensa anual, acusou a OTAN de trapacear a Rússia.

Garantir sua posição vantajosa criando disputas, divisões, conflitos e confrontos é o que Washington sempre buscou nos assuntos internacionais. Seja instalando mísseis na porta da Rússia, conduzindo “missões de reconhecimento” nas áreas costeiras da China ou enviando navios de guerra para navegar pelo Estreito de Taiwan. Todas essas ações foram tomadas por Washington para testar seus dois maiores “rivais” e os EUA estão esperando e à procura de oportunidades para abrir caminho.

Os EUA podem não planejar iniciar uma guerra com a Rússia ou a China, mas esperam manter um certo grau de tensão e caos nas áreas circundantes dos dois oponentes. Para tal, manteve a propagação da “teoria da ameaça da China” e da “teoria da ameaça da Rússia” e, ao mesmo tempo, tenta reunir aliados para exercer pressão juntos em uma tentativa de forçar a Rússia e a China a recuarem de seus interesses centrais.

O que está acontecendo na Europa Oriental hoje ensinou uma boa lição ao povo chinês. Ou seja, os EUA nunca mudaram sua política externa de lucrar com as tensões regionais. A China não se curvará à pressão dos EUA em troca de um ambiente de desenvolvimento pacífico. A China deve avançar inabalavelmente com base em nosso próprio ritmo e, durante esse processo, mudar a intenção dos EUA de pressionar a China a partir de uma posição de força. Esta é a regra mais importante para a China, como grande potência, lidar de forma eficaz com os EUA.

Fonte: Global Times / Tradução livre da Redação com auxílio de tradutor online