Morre, nos EUA, o guru bolsonarista Olavo de Carvalho

A causa da morte não foi revelada, mas Carvalho foi diagnosticado com Covid-19 há poucos dias.

Bolsonaro e seu guru Olavo de Carvalho l Foto: Alan Santos/PR

Olavo de Carvalho morreu na noite desta segunda-feira (24), aos 74 anos, em um hospital onde estava internado na região de Richmond, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela família nas redes sociais do autor. A causa da morte não foi informada, mas ele havia sido diagnosticado com Covid-19 em 16 de janeiro.

Natural de Campinas, no interior de São Paulo, atuava como professor de filosofia e ficou conhecido por apoiar e incentivar o conservadorismo político. O escritor era considerado um guru do bolsonarismo e foi elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro algumas vezes em suas redes sociais. Mas ele tinha desafetos na ala militar do governo.

Em 2019, uma briga entre Olavo e militares gerou uma crise no governo Bolsonaro em meio a troca de xingamentos entre os envolvidos. O presidente tratou o embate como “coisas pequenas”.

Em julho do ano passado, Olavo passou por uma cirurgia de emergência no InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), em São Paulo, para revisão de uma operação da bexiga que havia sido realizada nos Estados Unidos em maio de 2021.

Em agosto do mesmo ano, voltou ao InCor com insuficiência cardíaca e renal aguda e infecção sistêmica. O escritor tinha ainda a doença de Lyme, uma infecção transmitida por carrapato que causa irritações na pele.

Em suas redes sociais, Bolsonaro e seus filhos lamentaram a morte de seu guru e destacaram a influência que Olavo de Carvalho exercia sobre a família e na formação do pensamento bolsonarista. Bolsonaro chegou a definir o escritor como “farol para milhões de brasileiro” e que “seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre” .

Com informações do Infomoney e das redes sociais