Morre em BH o jornalista Tilden Santiago, ex-embaixador em Cuba

Ex-deputado federal, fundador e presidente do PT em Minas morre vítima da covid-19

Foto Acervo Digital da Memória Brasileira

Vítima de covid, faleceu no início da noite desta quarta-feira, em Belo Horizonte, o jornalista Tilden Santiago, aos 81 anos. Ex-presidente do Sindicato dos Jornalista de Minas, Tilden foi fundador e presidente do PT mineiro, três vezes deputado federal pelo partido e embaixador do Brasil em Cuba durante o primeiro governo Lula.

A morte foi causada por uma infecção generalizada originada de uma infecção urinária grave. “Essa infecção foi acelerada devido à Covid”, afirmou a filha Stella Santiago. Tilden deixou três filhos, Vladimir, Alessandra e Stella e três netos, Isaac, Lavínia e Sarah. Devido à covid, não haverá velório. O corpo será sepultado no Cemitério Parque da Colina às 17h desta quinta-feira, apenas com a presença de familiares.

Natural de Nova Era, no Vale do Aço, durante a ditadura Tilden foi padre até 1970, quando abandonou a batina para ser militante operário da Ação Libertadora Nacional (ALN). Após deixar o PT, onde atuou entre 1980 e 2007, ele se filiou ao PSB (2008-2019) e, até dezembro, estava filiado ao PSOL, quando se ligou ao Cidadania.