Manuela d’Ávila e Jandira Feghali são eleitas vice-presidentas do PCdoB

As duas lideranças femininas comporão um quarteto de vice-presidentes com o objetivo de reforçar a direção nacional num momento em que o partido é chamado a aumentar seu protagonismo.

Foto: Redes Sociais de Manuela d'Ávila

Em reunião concluída no sábado (12) e que teve a construção de uma federação partidária de forças progressistas como tema principal dos debates, o PCdoB avançou na implantação de seu novo sistema de direção, aprovado no 15º Congresso, realizado em novembro do ano passado. Além de definir nomes que exercerão funções dirigentes nas diversas frentes de atuação e aprovar novas composições de organismos partidários, o partido elegeu quatro vice-presidentes. Dentre estes, estão a ex-deputada Manuela d’Ávila e a deputada federal Jandira Feghali, que terão Walter Sorrentino, atual vice-presidente nacional, e Carlos Lopes, membro da Comissão Política Nacional, como companheiros de função.

Segundo Luciana Santos, presidenta do PCdoB, a composição agrega representatividade, liderança e capacidade de ação da direção nacional. Para ela “o reforço se faz necessário num momento em que a luta política no país ganha mais exigência e o PCdoB é chamado a elevar seu protagonismo na Federação de partidos, na grande jornada para derrotar Bolsonaro e conquistar um vitorioso resultado eleitoral, aumentando a presença da legenda comunista no parlamento brasileiro”.

O quarteto de vice-presidentes do PCdoB tem experiência e renovação. Walter Sorrentino que já exercia a função é médico e um veterano dirigente nacional, sendo coordenador do Grupo Executivo do Projeto Eleitoral e exerceu a Secretária de Relações e Política Internacional. Carlos Lopes também é médico e tem longa trajetória de militância política desde os tempos do Movimento Revolucionário 8 de Outubro, o MR-8. Integrou-se ao PCdoB quando da incorporação do Partido Pátria Livre (PPL), em 2019, tendo sido 1º vice-presidente dessa legenda. É o diretor do jornal Hora do Povo.

Manuela d’Ávila é jornalista e foi candidata a vice-presidente da República em 2018, na chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT). Foi vereadora, em Porto Alegre, deputada estadual e federal, no Rio Grande do Sul, sempre eleita com votações consagradoras. É um dos nomes que representam, nacionalmente, a renovação da esquerda. Jandira Feghali, médica e baterista, é umas das principais parlamentares do Congresso Nacional. Exerceu o primeiro mandato parlamentar ao ser eleita deputada estadual em 1986 pelo PCdoB-RJ. Em 1990 foi eleita deputada federal, sendo reeleita várias vezes graças à sua destacada atuação parlamentar. Foi líder da bancada comunista, líder da Minoria e das oposições, presidiu importantes Comissões na Câmara dos Deputados e foi escolhida diversas vezes uma das parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Em suas redes sociais, a deputada se declarou “honrada em assumir esta tarefa ao lado de Manuela d’Ávila, Walter Sorrentino e Carlos Lopes. Junto à nossa presidenta Luciana Santos temos presença majoritária de mulheres”.

Nova direção

Além de ter eleito os quatro vice-presidentes, o PCdoB avançou na composição do conjunto de seu Sistema Nacional de Direção. Os critérios de renovação, permanência e aproveitamento de lideranças de várias gerações do Partido foram levados em conta. O partido ainda deverá concluir composição de sua direção na próxima reunião do Comitê Central quando serão eleitos novos titulares de secretarias e coordenações.

A Comissão Executiva foi eleita com nova concepção, por essência – um caráter operativo das decisões tomadas pela Comissão Política Nacional e indicadas pela Comissão Permanente. A Executiva é liderada pela presidenta Luciana Santos e a nova secretária de Organização, Nádia Campeão, exercerá a coordenação executiva.

Catorze titulares de secretarias foram eleitos, tendo havido mudanças e alterações de responsabilidades. Também foi eleita uma nova composição da Comissão de Controle, cuja função é fazer valer os Estatutos do partido, a ética partidária e controle sobre as contas e o patrimônio da legenda.

Três novos nomes foram incorporados à Comissão Política Nacional (CPN): o vereador de Campinas, Gustavo Petta que assumiu a secretaria de Juventude, o cientista político e professor universitário, Luís Fernandes e a ex-deputada Manuela d’Ávila, que também foi eleita para a Comissão Permanente, assim como Carlos Lopes.

Novas funções

Comissão Executiva:

1 – Luciana (Presidenta)
2 – Nádia Campeão (Coordenação executiva)
3 – Fábio Tokarski
4 – Márcio Cabreira
5 – Neide Freitas
6 – Renata Mielli

Secretarias Nacionais:

01 – Secretaria de Organização – Nádia Campeão
02 – Secretaria de Comunicação – Renata Mielli
03 – Secretaria de Finanças – Fábio Tokarski
04 – Secretaria de Planejamento e Administração – Neide Freitas
05 – Secretaria de Formação e Propaganda – Adalberto Monteiro
06 – Secretaria de Movimentos Sociais – André Tokarski
07 – Secretaria Sindical – Nivaldo Santana
08 – Secretaria da Mulher – Vanessa Grazziotin
09 – Secretaria de Juventude – Gustavo Petta
10 – Secretaria de Combate ao Racismo – Olívia Santana
11 – Secretaria de Cultura – Javier Alfaya
12 – Secretaria de Relações Internacionais – Ana Prestes
13 – Secretaria de Relações Institucionais e Pol. Públicas – Luciano Siqueira
14 – Secretaria de Mídias – Altamiro Borges

Comissão de Controle:

1 – Augusto Cesar Madeira
2 – Aurino Pereira do Nascimento Filho
3 – Divanilton Pereira da Silva
4 – Lídia Correa da Silva
5 – Teresinha Braga Monte

Com informações do Portal PCdoB

Autor