Combate às fake news deve ser prioridade nas eleições, diz deputada

De acordo com Lídice da Mata, relatora da CPMI das Fake News, o próximo pleito será diferente, uma vez que os meios de comunicação, a Justiça Eleitoral e diversos atores estão mais atentos à divulgação em massa de notícias falsas

Reunião da CPMI das Fakes News no Senado (Foto: Jane de Araújo/Agência Senado)

A deputada federal e relatora da CPMI das Fake News, Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou, em suas redes sociais, que as eleições deste ano não poderão ser marcadas pela disseminação de desinformação como ocorreu em 2018. De acordo com a congressista, o próximo pleito será diferente, uma vez que os meios de comunicação, a Justiça Eleitoral e diversos atores estão mais atentos à divulgação em massa de notícias falsas.

Lídice lembrou que a expectativa é que a CPMI das Fake News retome os trabalhos este mês, mas ponderou que a Câmara retomou o trabalho remoto por conta do alto contágio do coronavírus com a variante Ômicron. “As reuniões da Comissão ocorrem no Senado, que é um ambiente diferente, mas com grandes restrições de participações presenciais. O presidente do Senado precisa nos convocar. A partir disso, teremos 180 dias para realizarmos o trabalho da CPMI”, completou em vídeo publicado no Instagram.

De acordo com a relatora da CPMI, já há a comprovação de vários integrantes do entorno e até filhos do presidente participando do esquema de disseminação de Fake News.

Fonte: Assessoria de Comunicação da deputada Lídice da Mata