Aliança em torno do candidato do PSB une o time de Lula em Pernambuco

O deputado federal Danilo Cabral foi escolhido como o candidato ao governo da Frente Popular de Pernambuco, formada ainda pelo PT, PCdoB, MDB, PSD, PP, PDT, Rede, PV, PROS, Republicanos, Solidariedade e Avante

(Foto: Wesley D’Almeida)

O PSB lançou oficialmente, nesta segunda-feira (21), a pré-candidatura do deputado federal Danilo Cabral ao governo de Pernambuco, numa solenidade realizada em Recife. O ato serviu para deixar claro que o partido seguirá firme em apoio a pré-candidatura de Lula à Presidência da República e que a formação de uma federação partidária com o PT, PCdoB e PV ainda está sendo trabalhada.

Danilo foi escolhido como o candidato da Frente Popular de Pernambuco, formada ainda pelo PT, PCdoB, MDB, PSD, PP, PDT, Rede, PV, PROS, Republicanos, Solidariedade e Avante.

“O time de Lula em Pernambuco segue firme e coeso, pelo melhor para nosso estado e para o Brasil. Avante!”, deu o tom do evento a vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos. De acordo com ela, o deputado Danilo Cabral é um quadro experiente, que conta com seu respeito, amizade e admiração.

“Tem sido um parlamentar sensível às causas populares e conta com uma trajetória de trabalho efetivo tanto no Legislativo quanto no Executivo, dando grande contribuição como secretário tanto na Prefeitura do Recife, quanto no Governo do Estado. Em particular, sua atuação à frente da Educação merece destaque pelo zelo e dedicação que permitiu que Pernambuco mantivesse bons indicadores e consolidasse um trabalho de excelência nesta área. Bom ver a confiança e a unidade que marcou o anúncio de seu nome como pré-candidato da Frente Popular ao Governo do Estado”, disse Luciana.

O pré-candidato disse que o Brasil e Pernambuco precisam se reencontrar. “Pernambuco teve o privilégio de, no meio desse conjunto de crises, ter Paulo Câmara cuidando do Estado. A partir de Pernambuco, estamos dando o exemplo para que o Brasil siga esse caminho. Vamos devolver ao brasileiro, que sente falta de Lula por tudo o que representou e representa, um conjunto de ações e políticas implantadas e que hoje estão jogadas com esse descaso de governo”, discursou.

Em prol da efetivação da federação partidária, o PT no estado retirou a candidatura do senador Humberto Costa que, por sinal, teve sua iniciativa em prol da unidade destacada no encontro. “O PT deu mais uma demonstração do seu compromisso com o povo e com a unidade política das forças democráticas em Pernambuco e no Brasil. Nos somamos aos demais partidos da Frente Popular para dar o apoio à candidatura de Danilo Cabral”, destacou o senador.

“Pernambuco está absolutamente unido para que juntos possamos ser o primeiro grande partido brasileiro a declarar oficialmente o apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou o prefeito de Recife, João Campos (PSB).

“Essa união vai mudar não apenas Pernambuco, mas vai mudar o Brasil, vai recuperar a plenitude democrática, vai realizar políticas públicas capazes de reverter o gravíssimo quadro social, econômico e político que vive nosso país. Será a frente da vitória, da retomada, do ‘Fora, Bolsonaro!’, de Lula, de Danilo”, afirmou o presidente da sigla, Carlos Siqueira.

O atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara, relembrou que há cerca de oito anos estava sendo apresentado como pré-candidato ao governo do Estado por Eduardo Campos. “Nós sabemos a responsabilidade que recebemos a partir daquela apresentação, a responsabilidade que está sendo governar por mais de sete anos”, afirmou.

Pernambuco apresentou a segunda menor taxa de mortalidade de Covid-19 do país e começou 2022 mantendo esse patamar. O governador abordou a importância de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desempenhado.

“Precisamos saber que as políticas públicas precisam ter continuidade, precisam ter planejamento e ser executadas da forma correta. Tivemos muitos desafios no nosso governo, mas conseguimos fazer com que as políticas públicas chegassem a todos e tivemos em 2021 a menor taxa de homicídios na história do Pacto pela Vida”, analisou.

Perfil Danilo Cabral

Natural do município de Surubim, no Agreste de Pernambuco, Danilo Cabral tem 54 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Direito Administrativo (UFPE) e em Administração Pública (UPE).

Filiado ao PSB desde 1990, é auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Ao longo de sua vida profissional, ocupou vários cargos públicos, entre eles o de diretor administrativo-financeiro da Secretaria de Governo do Estado, diretor de administração geral da Secretaria da Fazenda de Pernambuco e assessor do então secretário e governador Eduardo Campos (PSB). Assumiu também a diretoria geral do TCE-PE. Foi ainda secretário de Administração do Recife, vereador e coordenador de campanha vitoriosa que elegeu Campos ao Governo de Pernambuco. Em 2007, assumiu a Secretaria de Educação do Estado, realizando um trabalho reconhecido pela população pernambucana.

Em 2010, foi eleito deputado federal. Entre 2012 e 2014, se licenciou do mandato para exercer o cargo de secretário das Cidades na gestão do ex-governador Eduardo Campos. Em 2015, licenciou-se novamente para ser secretário de Planejamento e Gestão, na gestão de Paulo Câmara (PSB). Reassumiu o cargo de deputado federal em maio de 2016. No ano passado, Danilo Cabral atuou como líder do PSB na Câmara dos Deputados durante seu terceiro mandato.

Com informações do PSB

Autor