Cuba faz apelo em defesa da paz e afirma: “Rússia tem o direto de se defender”

O Ministério das Relações Exteriores de Cuba divulgou, nesta terça-feira (22), uma nota sobre a crise na Ucrânia.

A declaração oficial recorda as advertências de Cuba sobre a escalada de provocações contra a Rússia, conclama a se encontrar uma “solução diplomática através do diálogo construtivo e respeitoso” e faz um apelo “aos Estados Unidos e a OTAN a atender de maneira séria e realista os fundados reclames de garantias de segurança da Federação Russa, que tem o direto de se defender”. Leia, abaixo, a íntegra do texto.

Apelamos a preservar a paz e a segurança internacionais

O empenho dos Estados Unidos de impor a progressiva expansão da OTAN até perto das fronteiras da Federação Russa constitui uma ameaça à segurança nacional deste país e à paz regional e internacional.

Durante semanas, o Governo dos Estados Unidos vem ameaçando a Rússia e manipulando a comunidade internacional acerca dos perigos de uma “iminente invasão massiva” à Ucrânia. Tem fornecido armas e tecnologia militar, desdobrou tropas em vários países da região, aplicou sanções unilaterais e injustas, e ameaçou com outras retaliações. Paralelamente, desatou uma campanha propagandística anti-russa.

Cuba alertou com anterioridade sobre o perigo desta política.

Em 22 de fevereiro de 2014, o então presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz, avisou: “Agora mesmo, na Ucrânia estão ocorrendo acontecimentos alarmantes. A intervenção das potências ocidentais deve cessar (…). Não se deve ignorar que estes fatos podem ter consequências muito graves para a paz e a segurança internacionais”.

Anos mais tarde, em 26 de setembro de 2018, perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, alertou que: “A continuada expansão da OTAN para as fronteiras com a Rússia provoca sérios perigos, agravados pela imposição de sanções arbitrárias que rechaçamos“.

Fazemos um apelo aos Estados Unidos e a OTAN a atender de maneira séria e realista os fundados reclames de garantias de segurança da Federação Russa, que tem o direto de se defender.

Cuba advoga por uma solução diplomática através do diálogo construtivo e respeitoso.

Apelamos a preservar a paz e a segurança internacionais.

Ministério das Relações Exteriores da República de Cuba

Havana, 22 de fevereiro de 2022

Fonte: Granma