Rússia afirma que não pretende manter ocupação militar em Donbass

A palavra ‘ocupação’ “não é aplicável” em relação à operação militar especial da Rússia no Donbass, enfatizou o porta-voz do presidente russo.

Militares russos não deverão permanecer no região do Donbass l Foto: Sputinik

Dmitri Peskov, porta-voz do presidente russo Vladimir Putin,  afirmou nesta quinta-feira (24) que o objetivo da operação militar russa em Donbass é desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia, e que a palavra ‘ocupação’ não se aplica às ações de Moscou. “Ninguém fala em ocupação e, neste caso, esta palavra não se aplica aqui”, enfatizou Peskov à imprensa.

O porta-voz indicou que a duração da operação militar será determinada por Vladimir Putin. “A operação tem seus objetivos, eles devem ser alcançados. O presidente disse que todas as decisões foram tomadas e os objetivos serão alcançados”, acrescentou.

A desmilitarização da Ucrânia “significa neutralizar o potencial militar que foi muito expandido ultimamente, também através da participação ativa de países estrangeiros”, disse Peskov.

Respondendo a uma pergunta sobre o futuro político da Ucrânia, o representante do Kremlin limitou-se a afirmar que esta questão é da exclusiva preocupação do povo ucraniano e, portanto, depende da sua escolha.

Nesta quinta-feira, a Rússia lançou uma “operação militar especial” no Donbass, depois de reconhecer a independência das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk para “parar imediatamente este pesadelo, o genocídio contra os milhões de pessoas que ali vivem”,   disse Putin em comunicado . seu discurso.

A operação visa “proteger as pessoas que foram submetidas a abusos e genocídios pelo regime de Kiev durante 8 anos” e “levar à justiça aqueles que cometeram numerosos e sangrentos crimes contra a população civil, incluindo cidadãos da Federação Russa”, o presidente assegurou, acrescentando que os planos de Moscou não incluem a ocupação de territórios ucranianos.

Fonte: RT