Pandemia: média móvel de mortes cai pelo 2º dia seguido no País

País também registrou 71.897 novos casos conhecidos de Covid em 24 horas

Foto: Sebastião Moreira/EFE

O Brasil registrou neste sábado (26) um total de 722 mortes por Covid-19 em 24 horas, chegando a 648.989 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos sete dias é de 722. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -18%, indicando pelo segundo dia seguido tendência de queda nos óbitos decorrentes da doença.

O País também registrou 71.897 novos casos conhecidos de Covid em 24 horas, totalizando 28.743.091 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos sete dias foi a 83.427, mantendo-se pela quinta vez abaixo de 100 mil. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de –38%, indicando tendência de queda nos casos da doença pelo 17º dia seguido.

O estado do Acre não teve registros de mortes e novos casos neste sábado. Amapá não registrou mortes. Já o Distrito Federal não informou os dados do dia.

Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano. A média móvel de vítimas da doença está em um patamar mais de quatro vezes maior do que estava às vésperas do ataque hacker que gerou problemas nos registros em todo o Brasil, ocorrido na madrugada entre 9 e 10 de dezembro. Na época, essa média indicava 183 mortos por Covid a cada dia.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia do novo coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos sete dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.

Há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.

Com informações do G1