BBB fala mais de mim do que o outro, por Samuel Duarte Siebra

.

Nunca pude perceber o que se podia extrair de bom de um dos programas mais duradouros de entretenimento da TV brasileira (importado). Como muitos a dizer que “ não perco meu tempo com isso”, “ é uma idiotice”, e outra tantas adjetivações, também fiz parte desses críticos ferrenhos . O que me fez mudar de ideia?, o que me chamou a atenção?. Talvez não tenha sido apenas eu quem mudou de opinião. O isolamento social que nos obriga a vivenciar sentimentos domésticos, para além do habitual, fixou-nos os olhos naquilo que a primeiro momento seria mais um “reality show”. Ledo engano para mim.

Se levarmos em conta a clientela escolhida para participarem, pertencem a segmentos distintos da nossa população, desde a pessoa simples do povo, pessoas ditas abastadas e famosas, pessoas vítimas de preconceitos dos tipos gordofóbicos, xenofóbicos, homofóbicos, racista e todas a fobias que emergem de uma sociedade como a nossa.

Essa diversidade posta em condições adversas, para sobreviverem e ganharem um prêmio em dinheiro, passam pelas mais diversas situações, que sempre desvelam seu caráter e o que são capazes de fazer para conquistarem seu objetivo.

É nesse momento que o sentimento punitivo, justiceiro ou de ódio, esses dos mais diversos,( de classe, de cor, de religião) se manifesta, mas a final quero perguntar?, quem está avaliando quem? Se por um lado os jovens participantes desnudam suas limitações de caráter ou afloram suas humanidades, por outro lado o perfil dos que continuam, ou dos que saem, falam também de quem vota, que não são poucos!.

Essa radiografia busca entender o comportamento de toda uma nação, seus gostos, seus preconceitos, suas tendências sociais, politicas na construção daquele tempo histórico. Como num grande supercomputador e seus algoritmos, identificam e como disse, radiografam nosso povo. Esses dados, por trás deles move-se um interesse comercial velado ou escancarado. Não quero ser piegas e falar sobre capitalismo, consumismo, pode parecer teoria da conspiração (risos) mas a AVON , já está ON no racismo estrutural do Brasil, por exemplo.

Nos fala o BBB de empatia com o outro, de solidariedade, de ódio, fala sobre nós, por isso dá próxima vez que alguém achar que BBB não ensina , não instrui, pergunte de fato quantos livros ele ou ela leu sobre comportamento, behaviorismo, psicologia, biologia, cultura afro, religiões, por isso olhe atravessado ,ela não é sua referência de intelectualidade, pois um dos maiores filósofos nos disse. “Só sei que nada sei”.

*Enfermeiro e Biólogo

Autor