Parlamento sírio agradece a Cuba por doação de vacinas

Ilha doou 240 mil doses anti-Covid à Síria, que enfrenta bloqueio imposto pelos Estados Unidos.

Foto: Reprodução da internet

O Grupo de Amizade com Cuba, composto por 20 deputados da Assembleia Popular da Síria, expressou nesta terça-feira (1) sua gratidão à ilha pela doação de 240 mil vacinas anti-Covid-19 oferecidas a esta nação que vive uma guerra desde 2011.

Durante encontro na sede do parlamento com o embaixador cubano Miguel Porto, o deputado Mohammed Jary, chefe do grupo de amizade, descreveu a doação como uma ação de solidariedade muito valorizada, pois desafiou e rompeu o bloqueio imposto pelos Estados Unidos e seus aliados contra a Síria.

“Nosso sincero respeito e apreço aos cientistas cubanos por suas conquistas e contribuições à humanidade”, disse o legislador à Prensa Latina após a reunião. Ele especificou que as autoridades de saúde sírias destacaram a eficácia das vacinas cubanas que chegaram no momento em que o bloqueio ocidental impede a chegada de alimentos e medicamentos à população.

Em declarações semelhantes, Ahmad Bousel, deputado do Partido Comunista Unido da Síria, qualificou o gesto cubano como uma ação internacionalista que reflete a política de solidariedade de Cuba e a excelente amizade com o país.

Por sua vez, o diplomata ofereceu uma explicação detalhada sobre o progresso do sistema de saúde em Cuba, suas conquistas no campo de vacinas e medicamentos biotecnológicos e as altas taxas de vacinação entre a população. Em 11 de agosto de 1965, Síria e Cuba estabeleceram relações diplomáticas, sempre caracterizadas pelo constante apoio mútuo às causas das duas nações em todos os foros internacionais.

Fonte: Portal Prensa Latina

Autor