Parlamentares cobram punição de Bolsonaro após início de novo inquérito na PF

Nesta quarta-feira (2) à noite, a PF entregou documentos ao Supremo Tribunal Federal (STF) confirmando que vai investigá-lo por falsa associação, feita numa live no ano passado, entre Aids e vacina contra a Covid-19

(Foto: Reprodução)

Após a abertura de um novo inquérito na Polícia Federal (PF) para apurar crimes de Bolsonaro, deputados e senadores avaliam que é preciso avançar para punir o presidente. Nesta quarta-feira (2) à noite, a PF entregou documentos ao Supremo Tribunal Federal (STF) confirmando que vai investigá-lo por falsa associação, feita numa live no ano passado, entre Aids e vacina contra a Covid-19.

Bolsonaro será investigado pelos crimes de pandemia, infração de medida sanitária preventiva e incitação à prática de crime. O STF havia determinado a abertura de inquérito no dia 3 de dezembro. A PF instaurou o procedimento no dia 23 de fevereiro.

“Bolsonaro tem que ser responsabilizado pelos seus crimes! Ao afirmar numa live no ano passado que vacinados contra a covid desenvolviam Aids, ele divulgou informação falsa para desestimular a vacinação no país. Isso é crime!!!”, reagiu nas suas redes sociais a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

A ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) também vê motivos para uma punição. “Uma associação mentirosa, cujo único objetivo era gerar pânico a desestimular a vacinação no nosso país. Que ele seja responsabilizado pelos seus crimes”, cobrou.

“PF abriu inquérito sobre a falsa relação entre a Aids e vacina da Covid-19 feita por Bolsonaro. Primeiro passo para atestar o CRIME do genocida e o desrespeito a todas e todos que vivem com estigma da violência e do preconceito. É investigação e punição pro Bolsonaro!”, escreveu no Twitter o deputado Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde do governo Dilma Rousseff.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) diz que se trata de uma associação mentirosa e criminosa feita por Bolsonaro entre Aids e a vacina da Covid-19. “Um presidente que fez de tudo para disseminar o vírus e atacar seu próprio povo. Seu lugar é na cadeia”, criticou.

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), Bolsonaro entrou mais uma vez na mira da Justiça. “A Policia Federal abriu inquérito sobre falso elo feito por Bolsonaro entre Aids e vacina da Covid. Seguiremos na luta para que ele seja responsabilizado por esse e por tantos outros crimes”, disse.

“Bolsonaro vai ter que responder novamente sobre outra Fake News. Dessa vez, sobre a criminosa afirmação que colocava em dúvida a eficácia da vacina e estimulava o preconceito. Pare de divulgar mentiras, estimular o ódio e vai trabalhar Bolsonaro!”, protestou o senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Autor