Encontro dos PCs em Havana fortalecerá a luta anti-imperialista

O 22º Encontro Internacional dos Partidos Comunistas e Operários será em outubro de 2022, em Havana, Cuba, tendo como tema a luta anti-imperialista.

Reunido em Lisboa, o Grupo de Trabalho do EIPCO participou do grande comício em comemoração aos 101 anos de fundação do Partido Comunista Português

O Grupo de Trabalho do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) reuniu-se no dia 5 de março, em Lisboa, sob os auspícios do Partido Comunista Português (PCP).

O Grupo de Trabalho decidiu que o 22º Encontro Internacional dos Partidos Comunistas e Operários terá lugar nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2022, no Palácio das Convenções, em Havana, Cuba, tendo como tema: “Solidariedade com Cuba e todos os povos em luta. Unidos somos mais fortes na luta anti-imperialista, juntos com os movimentos sociais e populares, face ao capitalismo e às suas políticas, à ameaça do fascismo e da guerra; na defesa da paz, do meio ambiente, dos direitos dos trabalhadores, da solidariedade e do socialismo”.

Comício do PCP em comemoração aos 101 anos de fundação

A reunião do Grupo de Trabalho aprovou uma “mensagem de solidariedade aos comunistas da Ucrânia”, nos seguintes termos: “Os Partidos Comunistas e Operários presentes na reunião do Grupo de Trabalho do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários transmitem aos comunistas ucranianos o seu apoio e solidariedade para com a luta que, nas muito difíceis condições de guerra e perseguição anticomunista, prosseguem em defesa da paz e dos direitos dos trabalhadores e do povo da Ucrânia”.

Os partidos presentes tiveram a oportunidade de partilhar informações sobre a situação dos seus respectivos países e sobre aspectos da situação internacional, assim como sobre o desenvolvimento das ações comuns adotadas na teleconferência extraordinária do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, de 10 e 11 de dezembro de 2021.

Comício do PCP em comemoração aos 101 anos de fundação

A reunião contou com a participação de 26 partidos – 17 partidos integrantes do Grupo de Trabalho e mais outros 9 partidos membros do EIPCO –, designadamente: Partido Comunista Alemão, Partido Comunista do Brasil, Partido Progressista do Povo Trabalhador – AKEL, Partido Comunista da Boêmia e Morávia, Partido Comunista de Cuba, Partido Comunista na Dinamarca, Partido Comunista da Espanha, Partido Comunista dos Povos da Espanha, Partido Comunista dos Trabalhadores da Espanha, Comunistas da Catalunha, Partido Comunista Francês, Partido Comunista da Grécia, Partido dos Trabalhadores Húngaros, Partido TUDEH do Irã, Partido dos Trabalhadores da Irlanda, Partido dos Trabalhadores da Irlanda (existem dois partidos na Irlanda reivindicando o mesmo nome), Partido Comunista de Israel, Partido Comunista (Itália), Partido Comunista Libanês, Partido Comunista de Luxemburgo, Partido Comunista da Noruega, Partido Comunista Palestino, Partido Comunista Português, Partido Comunista Britânico, Comunistas da Sérvia, Partido Comunista da Turquia.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que integra o GT, foi representado por Ana Prestes, Secretária de Relações Internacionais do Comitê Central. Para a dirigente comunista “foi muito importante que após dois anos de pandemia os partidos comunistas que formam o Grupo de Trabalho do EIPCO tenham podido se encontrar novamente de maneira presencial, infelizmente em um momento muito dramático especialmente na Europa onde a reunião foi realizada, por conta da guerra que se desenrola em mais um capítulo do conflito entre Rússia e Ucrânia que já dura oito anos sob intensa pressão dos EUA, da Otan e da União Europeia sobre a Rússia. E foi importantíssimo que tenha se definido a sede do encontro do EIPCO, em um país tão importante como Cuba, não só para a América Latina, mas para todo o mundo, pelo símbolo que representa de resistência ao bloqueio econômico dos Estados Unidos e a guerra imperialista contra os povos que lutam e conseguiram sua emancipação, sendo por isso alvo de ataques“.

De fato, o 22º EIPCO terá lugar num contexto de guerra económica e subversiva contra Cuba e o povo cubano, submetido há mais de 60 anos a um bloqueio econômico, comercial e financeiro genocida, intensificado com 243 medidas adoptadas pela Administração Trump e mantidas pelo governo Biden.

Comício do PCP em comemoração aos 101 anos de fundação

Segundo o PCP, partido anfitrião da reunião do GT: “a realização do Encontro Internacional em Cuba, para além de constituir uma contribuição do PC de Cuba para fortalecer a unidade, a solidariedade e a cooperação entre os partidos comunistas e operários de todo o mundo, representa igualmente uma expressão de solidariedade para com Cuba, o povo cubano e a sua Revolução socialista“.

No dia 6 de março, dia em que o PCP comemorou o seu 101º aniversário de fundação, os partidos presentes na reunião do Grupo de Trabalho tiveram oportunidade de participar no Comício que se realizou, em Lisboa, sob o lema “O Futuro tem partido. Liberdade, Democracia, Socialismo”.

Após o encerramento do Comício, Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP, dirigiu uma saudação às delegações internacionais.

Ana Prestes elogiou o PCP pela organização “impecável” da reunião, o clima fraterno entre os partidos e considerou que a realização do 22º Encontro em Cuba, “fortalecerá a luta anti-imperialista dos Partidos Comunistas e Operários ao redor do mundo”.