Que hábitos da pandemia vieram para ficar?

Pesquisas vão revelando que, aos poucos, vamos retomar hábitos antigos, ainda que com receio. Voltar ao trabalho com colegas, comprar na lojinha da rua, viajar para o exterior ou apertar as mãos dos amigos parecem ser hábitos dos quais não queremos abrir mão.

Ainda há muita relutância nas viagens para o exterior, devido à pandemia e à nova burocracia.

A Organização Mundial da Saúde declarou oficialmente a COVID uma pandemia em 11 de março de 2020. Agora, dois anos depois, há luz para alguns no fim do túnel. Em muitos países mais ricos, que se beneficiaram de várias rodadas de vacinação, o pior da pandemia já passou .

Chegamos aqui aprendendo muitos “novos” comportamentos de saúde , como usar máscaras e higienizar as mãos. Muitos de nós também desenvolvemos uma variedade de hábitos sociais para reduzir a propagação do vírus – como trabalhar em casa, fazer compras online, viajar localmente e socializar menos.

Mas à medida que partes do mundo emergem da pandemia, esses novos hábitos estão aqui para ficar ou os velhos hábitos realmente morrem? Aqui está o que os dados podem nos dizer.

Trabalhar

Uma das maiores mudanças previstas durante a pandemia foi uma mudança de longo prazo para o trabalho doméstico ou híbrido. No entanto, já existem sinais de que essa transição pode não ser tão óbvia ou completa quanto o esperado.

No Reino Unido, a proporção de pessoas que trabalham em casa pelo menos parte do tempo aumentou de 27% em 2019 para 37% em 2020 , antes de cair para 30% em janeiro de 2022 . Da mesma forma, nos EUA, a proporção que trabalha em casa caiu de 35% em maio de 2020 para 11% em dezembro de 2021.

Uma das principais razões pelas quais as pessoas estão voltando ao escritório são as expectativas dos empregadores. Muitas empresas estão preocupadas com o fato de que o trabalho doméstico mais permanente possa afetar a formação da equipe, a criatividade e a produtividade dos funcionários.

Mas entre os funcionários, há um apetite maior por trabalho híbrido e flexível. Uma pesquisa multinacional recente descobriu que, enquanto cerca de um terço dos trabalhadores trabalhava em casa pelo menos parte do tempo antes da pandemia, cerca de metade disse que deseja no futuro.

Comprar

A pandemia não criou o hábito de fazer compras online, mas faz com que mais de nós o façamos. Isso nos fez perceber que não precisamos mais de lojas reais?

Pessoas fazendo compras em uma rua movimentada
A popularidade das compras online não foi sustentada. 

Não parece. As compras em lojas físicas já começaram a se recuperar. Dados recentes sobre os movimentos das pessoas , coletados anonimamente de dispositivos móveis, mostram como em muitos países, antes da omicron chegar, as viagens para espaços de varejo e recreação voltaram aos níveis pré-pandemia e já estão começando a se recuperar após a omicron.

O aumento das vendas online também não foi tão dramático ou sustentado como muitos previam. No Reino Unido, as vendas online representavam 20% do total de vendas no varejo antes da pandemia. Em fevereiro de 2021, isso aumentou para 36%, antes de diminuir constantemente para 25% em fevereiro de 2022.

Viajar

Um hábito que pode levar mais tempo para se recuperar é nosso amor pré-pandemia por viagens internacionais. Ele foi atingido em todo o mundo, e o setor ainda está lutando. A Organização de Aviação Civil Internacional da ONU projeta que as viagens internacionais em 2022 ainda diminuirão quase pela metade em relação a 2019.

Uma pesquisa britânica realizada em setembro passado descobriu que, enquanto 80% das pessoas planejavam passar férias no Reino Unido no próximo ano, apenas cerca de 40% estavam pensando em ir para o exterior. Em comparação, nos 12 meses até julho de 2019, 64% dos britânicos viajaram para o exterior para férias, de acordo com um órgão da indústria de viagens.

A relutância das pessoas em viajar deve-se em grande parte às preocupações com o vírus e à confusão sobre as regras de viagem . À medida que as preocupações diminuem e as regras são levantadas, podemos ver um “ mini-boom ” nas férias.

Socializar

No início da pandemia, alguns comentaristas – incluindo o principal conselheiro médico dos EUA, Dr. Anthony Fauci – sugeriram que talvez nunca mais voltaríamos a apertar as mãos. Eu, com minha colega Dra. Kimberly Dienes, argumentei que era vital que esses rituais voltassem, pois trazem vários benefícios sociais, psicológicos e até biológicos.

Os hábitos de distanciamento social, incluindo conhecer menos pessoas e ter menos contato físico com aqueles que fazemos, vieram para ficar? Para a maioria das pessoas, não. Os dados mostram que apenas um terço das pessoas no Reino Unido ainda está se distanciando socialmente regularmente, a menor proporção desde o início da pandemia.

Pessoas em um evento social de trabalho
A maioria das pessoas na Grã-Bretanha parou o distanciamento social. 

Mas, na verdade, só o tempo dirá o quanto a pandemia terá mudado nossos hábitos. No entanto, previsões mais ousadas – de que a pandemia mudaria completa e irrevogavelmente nossas formas de trabalhar, fazer compras, viajar e socializar – agora parecem prematuras e exageradas. A pandemia nos ensinou que podemos trabalhar, aprender, fazer compras e socializar de maneiras diferentes, mas a questão agora é se ainda queremos.

O ser humano tem necessidades básicas , como autonomia, sentir-se relacionado com os outros e sentir-se eficaz e competente no que faz. Parte do desafio do trabalho em casa, por exemplo, é que ele preenche simultaneamente uma necessidade, dando-nos maior autonomia, mas tira outra, tornando-nos menos conectados . A expansão de acordos de trabalho híbridos, flexíveis e com apoio adequado, focados na igualdade , talvez seja uma maneira promissora de atender a ambas as necessidades.

Algumas pessoas terão adquirido um senso de competência, ou pelo menos familiaridade, com as novas maneiras de fazer as coisas durante a pandemia e, portanto, podem querer continuar fazendo. Em algumas áreas – viajar para o exterior, por exemplo – pode levar mais tempo para que nossa competência e confiança em velhos hábitos voltem. No entanto, muitos parecem estar retornando rapidamente aos velhos hábitos e reaprendendo a se sentir competentes em fazer as coisas que faziam antes.

A extensão em que voltaremos aos nossos velhos hábitos também pode depender de nossos traços de personalidade , que demonstraram moldar nossa conformidade com o novo comportamento. Por exemplo, aqueles mais abertos a novas experiências por natureza, ou mais extrovertidos, podem estar mais ansiosos para viajar internacionalmente ou socializar em grupos maiores.

Por fim, a pandemia pode ter servido como um lembrete do quanto apreciamos as interações cotidianas com os outros, em lojas, restaurantes e assim por diante. As pessoas podem querer retornar às formas familiares que revivem isso – por exemplo, comprar algo em uma loja a caminho de casa do trabalho. Acima de tudo, a pandemia nos ensinou que precisamos nos conectar com os outros e que há limites para o quanto a comunicação online pode substituir as interações reais e presenciais.

Simon Nicholas Williams é professor sênior em Pessoas e Organização, Universidade de Swansea