Ministro do STF ordena busca e apreensão contra deputados do PL
Segundo a PF, existe a suspeita de que os parlamentares cobram comissão para indicar recursos do orçamento a uma determinada prefeitura
Publicado 11/03/2022 15:00
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que a Polícia Federal (PF) cumprisse mandados de busca e apreensão contra três deputados federais do Partido Liberal (PL). Entre os investigados está o deputado Josimar Maranhãozinho (MA), que foi flagrado pela PF com maços de dinheiro no âmbito de uma investigação sobre o suposto desvio de emendas parlamentares. Os deputados Bosco Costa e Pastor Gil também foram alvo das buscas.
A PF vai vasculhar as casas dos parlamentares e escritórios em suas bases eleitorais. A Procuradoria-Geral da República recorreu da decisão do ministro, mas o Plenário do Supremo manteve a determinação de Lewandowski, em sessão virtual.
Segundo a PF, existe a suspeita de que os parlamentares cobram comissão para indicar recursos do orçamento a uma determinada prefeitura. Os valores seriam pagos por empresas interessadas em obras e serviços públicos.
As investigações foram iniciadas há quatro meses. A PF afirma que conseguiu constatar não apenas os supostos desvios, como também os saques. Áudios e vídeos teriam registrado a distribuição dos valores.
Por meio de suas redes sociais, o deputado Josimar Maranhãozinho afirmou que colabora com as investigações e alega que sua vida pública é marcada pela seriedade.
Fonte: Conjur