Deputada Isa Penna filia-se ao PCdoB com “um sorriso de esperança e coragem”

A parlamentar deixa o PSOL depois de 13 anos e ingressa no PCdoB para “lutar pela união do povo”.

A alegria tomou conta do PCdoB com a filiação de Isa Penna l Foto: Carina Gomes

A deputada estadual paulista Isa Penna anunciou, nesta quarta-feira (16), sua filiação ao PCdoB depois de 13 anos filiada ao PSOL. O ato de assinatura da ficha do novo partido ocorreu no auditório Tiradentes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O evento contou com a presença da vice-presidenta nacional do PCdoB, Manuela d’Ávila, do deputado federal Orlando Silva, da deputada estadual Leci Brandão, entre outras lideranças políticas, sociais, dirigentes, militantes e amigos do PCdoB.

Ao anunciar sua mudança de partido através de uma carta pública, a deputada resgata parte de sua trajetória “Na estrada de ser mulher e parlamentar eu convivi com mulheres chefes de família, líderes comunitárias, mulheres sem-teto, moradoras de áreas de risco, sobreviventes de violência doméstica, vítimas de tráfico sexual, meninas que não tem infância, mulheres que nunca descansam, mães batalhadoras”. Isa Penna segue a lembrando uma passagem delicada de sua vida e a solidariedade que recebeu. “Fui vítima de assédio sexual e quem me abraçou foram essas mulheres. Aprendi com elas que é agindo que se sobrevive, que a coletividade é ser solidária e pensar em quem nem mesmo conhecemos, ou gostamos. Esses aprendizados me inspiraram a ter coragem nos momentos difíceis”.

A parlamentar ainda cita seu desejo de que a atividade partidária seja cada vez mais próxima do povo. “Sou muito grata por tudo, tinha 17 quando entrei [no PSOL] e tenho 30 quando saio. Tenho sede de disputar a realidade”, afirma no documento. “Mudo de casa, mas permaneço na mesma rua, logo ali, no 65. Casa vermelha, escrito em cima da porta ‘PCdoB’”.

Isa Penna afirmou ainda que é preciso conjuntamente “organizar as mulheres que hoje estão unidas contra a violência e o assédio sexual” e que “a luta é pela união de nosso povo”. Por fim, aponta: “Tenho fé em nós. Vejo revolucionários de coração em todos os partidos de esquerda, sem exceção. Minha recepção no PCdoB faz retornar ao meu rosto um sorriso de esperança e coragem para receber o futuro com os punhos cerrados e brilho nos olhos”.

Alegria no PCdoB

Pelas redes sociais, a presidenta nacional do partido e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, destacou: “Ô notícia boa! Bem-vinda Isa Penna. Sua chegada é uma alegria e um orgulho para o PCdoB”.

Em declaração exclusiva ao Portal Vermelho, uma das vice-´presidentas do PCdoB, Manuela d’Ávila afirmou que “Isa é uma dessas mulheres que na luta em defesa de todas as mulheres se transforma em fortaleza, em solidariedade, em coragem. Tê-la ainda mais perto é motivo de alegria e nos revigora pra seguir adiante”.

A deputada federal e vice-presidenta do PCdoB Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também expressou em suas redes sociais sua alegria com a chegada de de Isa Penna ao partido. Jandira a define como “uma mulher guerreira que se soma à nossa luta e engrandece a participação feminina em nosso partido”. A parlamentar deu boas vindas à nova camarada e enfatizou: “vamos juntas fazer florescer a esperança”.

“É com muita alegria e o coração cheio de esperança que digo, seja bem-vinda, querida Isa Penna. Vamos à luta juntas por um país melhor e mais justo para todos e todas”, postou em suas redes sociais a também deputada Leci Brandão, colega de Isa na Alesp e uma das responsáveis por sua filiação ao PCdoB.

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, também militante do PCdoB, afirmou que o partido ganhou um presente nas vésperas dos seus 100 anos. “Defensora do meio ambiente, da luta feminista, dos jovens e LGBTs! Parlamentar qualificada e comprometida com as lutas transformadoras, pelo desenvolvimento e inclusão social no país”, postou o líder potiguar em suas redes sociais.

Foto: Divulgação

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) também saudou a chegada de Isa Penna ao PCdoB com uma postagem nas redes sociais em que aparece junto com ela e Leci Brandão. “Na luta para mudar São Paulo e reconstruir o Brasil, tenho a grande alegria de anunciar a filiação dessa mulher combativa, imprescindível à luta das mulheres pela emancipação e contra o machismo”, afirmou o deputado. “Seja bem-vinda, Isa Penna. Um orgulho para o PCdoB”, arrematou.

Isa Penna também recebeu boas vindas ao seu novo partido da deputada federal Alice Portugal (PCdoB_BA) que a conclamou a estarem juntas para “fortalecer a luta em defesa da democracia, dos direitos das mulheres, da soberania nacional e por um Brasil mais justo”.

A ex-senadora e atual Secretária de Mulheres do PCdoB, Vanessa Grazziotin, foi às redes sociais para também das boas-vindas a Isa Penna e se declarar orgulhosa por tê-la no PCdoB. “Juntas e com coragem vamos melhorar o Brasil”, enfatizou Vanessa.

A presidenta da União Nacional dos Estudantes e militante do PCdoB, Bruna Brelaz, com quem Isa Penna passou a conviver de perto nas mobilizações pelo Fora Bolsonaro, afirmou que a nova camarada é “uma mulher potente, parlamentar aguerrida, tenho certeza que Isa continuará transformando nossas realidades e contribuindo para que mais mulheres ocupem espaços políticos”. E arrematou: “Grande dia!”

Outra liderança estudantil feminina que deu boas-vindas a Isa Penna foi Rozana Barroso, presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Rozana postou em suas redes sociais a seguinte mensagem: ” Bem Vinda Isa! Que alegria dividir as fileiras partidárias com você”,

Falando em nome dos jovens comunistas, Tiago Morbach, presidente da União da Juventude Socialista (UJS) deu boas-vindas a Isa Penna com a seguinte mensagem postada em suas redes sociais: “A juventude do nosso partido te recebe com muito entusiasmo, vamos juntos derrotar Bolsonaro e virar esse jogo”.

Com informações do Portal PCdoB e das redes sociais

Autor