Xi Jinping conclama os EUA conversarem com a Rússia e opõe-se a sanções

Os presidentes Xi Jinping, da China, e Joe Biden, dos EUA, reuniram-se pela primeira vez desde o início do conflito na Ucrânia iniciado com a ação militar da Rússia.

Foto: Reprodução Global Times

O presidente chinês Xi Jinping exortou os EUA e a OTAN a conversarem com a Rússia para resolver os problemas relacionados à crise da Ucrânia, e manifestou oposição às sanções indiscriminadas, durante sua reunião de vídeo com o presidente americano Joe Biden nesta sexta-feira.

“A crise da Ucrânia não é algo que queremos ver acontecer e os fatos mostram novamente que os países não devem chegar ao ponto de se encontrar no campo de batalha. Conflito e confronto não são do interesse de ninguém e a paz e a segurança são o que a comunidade internacional mais deve valorizar” disse o líder chinês.

Depois que Biden disse que os EUA não buscam uma nova Guerra Fria, mudanças no sistema e conflito com a China, uma aliança mais forte contra o país ou apoio ao “secessionismo de Taiwan” , Xi disse que leva as observações muito a sério.

Sobre as relações China-EUA, Xi disse que a causa direta da situação atual nas relações entre os dois países é que algumas pessoas do lado americano não seguiram o importante entendimento comum alcançado pelos dois presidentes e não agiram de acordo com as declarações positivas de Biden. Os EUA interpretaram mal e calcularam mal a intenção estratégica da China.

A reunião durou quase duas horas, e tanto Xi quanto Biden concordaram que foi construtiva, e instaram os grupos de trabalho de ambos os lados a tomar ações concretas para trazer as relações bilaterais de volta ao caminho certo e fazer os respectivos esforços para resolver a crise da Ucrânia.

O Presidente chinês concentrou-se no quadro geral – em vez de meramente falar sobre a crise da Ucrânia. Ele enfatizou a visão geral da China sobre segurança e diplomacia e reiterou os princípios chineses, disse jornal ao Global Times Lü Xiang, um pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Sociais.

As observações do Presidente Xi sobre a crise da Ucrânia expressaram de forma abrangente a posição da China e, ao se posicionar em um nível superior, ele encorajou as conversações de paz entre a Ucrânia e a Rússia, e as conversações entre os EUA, a OTAN e a Rússia, disse Lü, observando que a pressão agressiva de alguns altos funcionários dos EUA em relação à China nunca havia afetado o próprio ritmo do país asiático.

“Eu acho que a conversa de sexta-feira não é significativa apenas para as relações China-EUA, mas também para a situação geopolítica global. As observações do líder chinês mostraram aos países que seguem de perto os EUA ao incitar uma crise o que uma grande potência responsável deve fazer ao enfrentar os problemas”, disse Lü.

Xi Jiping também fez observações sobre a questão de Taiwan. Lü disse que estes são sinais para os EUA – se ele continuar brincando com o fogo na questão de Taiwan e violar os interesses centrais da China, não haverá interações amigáveis ou positivas entre a China e os EUA.

A crise da Ucrânia já é uma dor de cabeça para os EUA e não lhes será interessante mais confrontos com a China. Os EUA e seus políticos deveriam abandonar a fantasia de que poderiam resolver todos os problemas impondo sanções ou coerção, pois é impossível resolver problemas globais, incluindo crises políticas ou questões econômicas sem a China e a Rússia, disse Lü.

Poucas horas antes da reunião, a China, em um movimento raro, enviou sinais duros, afirmando que jamais aceitará as ameaças e coerção dos EUA sobre a questão da Ucrânia e prometendo dar uma resposta forte se os EUA tomarem medidas que prejudiquem os interesses legítimos da China.

Em entrevista exclusiva ao Global Times, um graduado funcionário chinês disse que a China aceitou a proposta dos EUA para o telefonema entre os chefes dos dois países sobre as relações China-EUA e a situação da Ucrânia a partir de considerações sobre as relações bilaterais, promovendo conversações de paz e exortando os EUA a tomarem uma posição correta.

A China nunca aceitará ameaças e coerção dos EUA e, se estes tomarem medidas que prejudiquem os interesses legítimos da país e os interesses de empresas e indivíduos chineses, a China não ficará de braços cruzados e dará uma resposta forte, ressaltou o oficial, observando que os EUA não devem ter ilusões ou erros de cálculo a esse respeito.

Os fortes sinais da China foram enviados quando a administração Biden intensificou sua campanha de desinformação sobre o “apoio militar” da China à Rússia e tentou ameaçar a China com “terríveis consequências”.