Congresso da Fitmetal reunirá metalúrgicos de todas as regiões do País

Atividade acontece nos dias 22 e 23 de abril, em Betim (MG)

“Por uma federação mais forte, renovada, classista e de luta!” Este é o lema do 3º Congresso da Fitmetal (Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil), que acontece nos dias 22 e 23 de abril, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

O patrono da atividade será o líder metalúrgico e militante político Vital Nolasco (1946-2022), que faleceu em 19 de janeiro passado, aos 75 anos. Ex-vereador de São Paulo (SP) pelo PCdoB, Vital foi dirigente de dois sindicatos de trabalhadores metalúrgicos – o de Contagem (MG) e o de São Paulo, além de parceiro da Fitmetal e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). O Congresso também vai homenagear três sindicalistas metalúrgicos que morreram recentemente: Uriel Villas Boas (SP), José Ribamar Costa Lindoso (MA) e Claudecir Monsani (MA).

Segundo Wallace Paz, secretário-geral da Fitmteal, o Congresso deve reunir cerca de 150 lideranças sindicais metalúrgicas, de todas as regiões do País. “Além dos dirigentes da Federação, participarão sindicalistas de entidades filiadas e parceiras, além dos núcleos de base e oposição”, afirma Wallace.

O Congresso será precedido por Plenárias Estaduais, que devem ocorrer até o dia 30 de março. “O objetivo das plenárias é ‘aquecer’ o debate do Caderno de Teses do Congresso”, explica Wallace. Entre os temas em pauta, está a conjuntura internacional e nacional, a situação da indústria no Brasil e as mudanças no mundo do trabalho. Sobre a atuação da Fitmetal, o Congresso fará um balanço da gestão cessante (2017-2021) e vai aprovar o Plano de Lutas.

Devido à pandemia de Covid-19, a programação será semipresencial. Um terço dos delegados estará presente na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, que receberá a atividade. Os demais delegados acompanharão a programação de modo virtual, por meio da plataforma Zoom.

Estão confirmadas as presenças do presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo; do secretário de Movimento Sindical do PCdoB, Nivaldo Santana; dos presidentes da CTB, Adilson Araújo, e da CTB Minas Gerais, Valéria Morato; e do geógrafo Ronaldo Carmona, professor de Geopolítica da Escola Superior de Guerra (ESG).

Fundada em 2010 e filiada à CTB, a Fitmetal deve eleger, no Congresso, sua nova direção. Hoje, a entidade está presente em nove estados brasileiros e é a principal federação metalúrgica classista do País.

Autor