Anitta, Juliette e Zeca Pagodinho agitam campanha de título eleitoral da juventude

De acordo com o jornal Hora do Povo, campanha movida pelos artistas ocorre após o Tribunal Superior Eleitoral, TSE, registrar o menor número de adolescentes de 16 e 17 anos com título de eleitor da história. O número de jovens eleitores caiu de 1,4 milhão em 2018 para somente 830 mil neste mês de fevereiro.

O repúdio a Bolsonaro e a certeza de que as eleições de 2022 serão fundamentais para vencermos esta crise ganharam força na internet. Artistas como Anitta, Luísa Sonza, Juliette e o ícone do samba Zeca Pagodinho passaram a usar suas redes sociais para incentivar que os maiores de 16 anos emitam os títulos eleitoral e participem das eleições de outubro.

A campanha movida pelos artistas ocorre após o Tribunal Superior Eleitoral, TSE, registrar o menor número de adolescentes de 16 e 17 anos com título de eleitor da história. O número de jovens eleitores caiu de 1,4 milhão em 2018 para somente 830 mil neste mês de fevereiro.

Na cidade de São Paulo, apenas 41 mil jovens de 16 e 17 anos possuem título eleitoral atualmente. A União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES) coordena na capital paulista a Campanha “Todo Estudante com Título na Mão” para ampliar a participação dos jovens nas eleições. Somente no último ano foram emitidos 7,5 mil títulos eleitorais de jovens de 16 a 18 anos por meio da campanha.

Ícone do samba e um dos maiores artistas do país, Zeca Pagodinho, também aderiu à campanha e publicou um vídeo na rede social incentivando a emissão do título de eleitor. “É muito fácil tirar ou transferir o título hoje em dia! É online e não precisa de biometria! O prazo final é 04 de maio, não deixe para a última hora!”, escreveu.

“Não adianta só gritar ‘Fora, Bolsonaro’ nos shows e não tirar o título de eleitor”

A cantora brasileira Anitta incentivou o registro de título eleitoral do seu público, que é formado majoritariamente por jovens. “Então agora é isso, me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16, eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor.”

A cantora convocou todos a fazerem seus títulos para “mudar o presidente”. “Eu viro top 1, a @BruMarquezine estrela de Hollywood e a nação segue adiante”, destacou.

A cantora gaúcha Luísa Sonza fez uma publicação por meio de stories em sua conta do Instagram.

“Vocês, jovens com mais de 16 anos, deveriam tirar o título de eleitor agora, e vocês não estão tirando”, disse no vídeo, no qual inseriu o link do site do TSE para tirar o documento. “Então, por favor, clica aqui nesse link e tira o título de eleitor, porque esse ano é muito importante e você precisa votar. Não adianta só gritar ‘Fora, Bolsonaro’ nos shows e não tirar o título de eleitor. Façam o favor, jovens.”

Vencedora do BBBem 2021, Juliette Freire também escreveu no Twitter: “O voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa. Fico muito triste com a informação de que o número de adolescentes de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história”. Ela complementou o incentivo afirmando que o voto influencia a qualidade dos serviços de saúde gratuitos e pagos, a educação, o transporte e alimentação.

Fonte: Portal do jornal Hora do Povo