Deputado Orlando Silva recebe Ordem do Mérito do TSE

Parlamentar foi o único politico escolhido para receber a comenda.

Orlando Silva (Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados)

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) recebeu, nesta segunda-feira (28), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Ordem do Mérito Assis Brasil. A comenda foi entregue a 28 personalidades que se destacaram na defesa da democracia e de temas sensíveis para a vida nacional.

Relator na Câmara de projetos ligados à proteção de dados pessoais e de combate às fake news, Orlando foi o único político escolhido para receber a comenda.

Orlando Silva recebe comenda do TSE do ministro Luis Roberto Barroso

“Orlando Silva tem sido um parceiro da Justiça Eleitoral em diferentes momentos, como na defesa do sistema de votação eletrônico, no combate à desinformação, do qual é relator, na regulamentação das federações partidárias. Então, é um prazer e uma honra tê-lo conosco”, disse e ex-presidente do TSE e ministro do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso, na cerimônia de entrega da comenda.

Para Orlando, a condecoração é uma “demonstração do compromisso do mandato com as causas democráticas e sociais”. “O reconhecimento nos dá forças para avançar. A defesa da democracia, nos tempos atuais, o combate à desinformação e ao discurso de ódio, são tarefas que tenho me empenhado em cumprir! Venceremos”, destacou o parlamentar.

Criada em 2015, a Ordem do Mérito do TSE traz o nome do advogado, político e estadista brasileiro Joaquim Francisco de Assis Brasil. Ele foi um dos grandes pensadores e mentores da Justiça Eleitoral no país. Com o Barão do Rio Branco, Assis Brasil assinou o Tratado de Petrópolis, que garantiu ao país a posse do estado do Acre.

Além de homenagear juristas eminentes e outras personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, por sua atuação em favor da Justiça Eleitoral e do Direito, a medalha também tem como objetivo condecorar pessoas que tenham prestado notáveis serviços à Justiça Eleitoral.

Fonte: Portal do PCdoB na Câmara