Faturamento, emprego e rendimento médio na indústria caem em fevereiro

Gerente de Análise Econômica da CNI vê imobilidade preocupante para a atividade econômica.

Foto: Reprodução das Mídias Sociais

Os Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram recuo do emprego e do faturamento na passagem de janeiro para fevereiro de 2022. Segundo informa a CNI, a queda nos indicadores ocorre depois de três altas consecutivas.

Pelo critério dessazonalizado (que exclui os efeitos das variações sazonais), a queda do faturamento real em fevereiro na comparação com janeiro foi de 0,2% e do emprego, de 0,1%. Em relação a fevereiro de 2021, o emprego aumentou 2,9% enquanto o faturamento registra queda de 5%.

De janeiro para fevereiro de 2022, o rendimento médio real também recuou 0,1% e apenas o índice de horas trabalhadas na produção cresceu na passagem de janeiro para fevereiro, com alta de 1,4%.

A massa salarial da indústria de transformação não se alterou na passagem de janeiro para fevereiro de 2022. A estabilidade ocorre após três meses consecutivos de crescimento. A massa salarial cresceu 3,5% na comparação com fevereiro de 2021.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) também se manteve inalterada em 81% no período. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a UCI mostra alta de 0,4 ponto percentual.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que o fato de a maioria dos índices que compõem os Indicadores Industriais ter variado muito pouco ou permanecido inalterado na passagem de janeiro para fevereiro de 2022 aponta uma imobilidade preocupante para a atividade econômica.

Segundo ele, o desempenho do setor industrial precisa melhorar para recuperar as quedas de 2021 e 2020, mas os resultados não mostram essa trajetória de recuperação sustentada.

Com informações do Portal da Indústria