Reforçada com verbas, base de Bolsonaro cresce no fim da janela partidária

De acordo com levantamento da Agência Câmara, o PL de Bolsonaro se tornou a maior bancada, com 73 deputados no momento

(Imagem: Agência Câmara)

Com seus parlamentares beneficiados com recursos de emendas do chamado orçamento secreto bilionário, os partidos da base de apoio a Bolsonaro saem com saldo positivo no fechamento da janela partidária na última sexta-feira (1º). De acordo com levantamento da Agência Câmara, o PL do presidente se tornou a maior bancada da Câmara, com 73 deputados no momento. Ou seja, mais do que dobrou o número levando em conta o início da atual legislatura, quando tinha 33 deputados.

O mesmo levantamento revela que grande parte dos novos deputados do PL veio do União Brasil, partido criado com a fusão do PSL e DEM. Antes da janela partidária, o União contava com 81 deputados, mas agora está com 47, atrás do PT (com 56) e PP (50). Outros partidos que cresceram foram o Republicanos, atualmente com 45 deputados, e o PSD, com 43.

Na avaliação de parlamentares da oposição, grande parte dessa movimentação se deve ao orçamento secreto para este ano de R$ 16,5 bilhões, que tem possibilitado a liberação de emendas dos deputados e senadores para suas respectivas bases eleitorais. Os recursos são controlados pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, caciques do Centrão.

“Com o fim da janela partidária, a base aliada de Bolsonaro na Câmara foi turbinada. O que alimentou a turbina não foi somente a afinidade ideológica, mas o orçamento secreto bilionário”, observou a deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

Na avaliação do vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, o Centrão foi o maior beneficiado. “Fortaleceu a si e a Bolsonaro. Centrão nunca foi tão poderoso desde a redemocratização, a partir do comando do Congresso e a nova escala de poder do próprio Congresso, com autoridade sobre o orçamento federal”, afirmou.

“O polo atrator das legendas progressistas foi relativamente anulado, porque os candidatos podem apoiar ou não Lula desde qualquer posição ou legenda que ocupem; mas se beneficiam de estar próximos ao polo governista. O polo da terceira via bateu cabeça e se enfraqueceu ainda mais”, avaliou.

Com isso, Sorrentino prevê uma batalha eleitoral intensa. “Talvez mais do que nunca seja verdadeira, neste ano, a verdade empírica de que o segundo turno eleitoral é uma nova eleição. Batalha vai ser renhida. Dependerá essencialmente de se, de fato, a questão econômica e social da vida dos brasileiros estará no centro do debate”, considerou.

Fusão e incorporação

Mesmo antes da chamada janela partidária, 39 deputados já haviam deixado a legenda pela qual foram eleitos em 2018. Além do cenário eleitoral, uma motivação para mudança de legenda é a fusão ou incorporação de partidos.

Em 2019, quando a cláusula de barreira passou a vigorar, houve a incorporação do Partido Republicano Progressista (PRP) ao Patriota; e do Partido Pátria Livre (PPL) ao PCdoB. Três deputados do PRP optaram por seguir para outras legendas: PSL, PL e PSD.

No ano passado, o TSE aprovou o pedido de incorporação do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) ao Podemos (Pode). No entanto, seis deputados do PHS foram para outras legendas: três para o PL, dois para o PP e um para o DEM.

Nas eleições de 2018, 30 partidos elegeram representantes para a Câmara dos Deputados. Com a fusão recente e outras incorporações e trocas de legenda, o número de siglas caiu para 23.

Bancadas atuais na Câmara

PartidoPosseHojeDiferença
PL/PR3373+40
PT5456+2
PP3850+12
União47
PSL*52
DEM*29
Republicanos/PRB3045+15
PSD3543+8
MDB3435+1
PSDB2927-2
PSB3225-7
PDT2820-8
PSC811+3
Solidariedade1311-2
PROS89+1
PSOL109-1
Avante78+1
Novo880
Podemos*118-3
PCdoB*97-2
Cidadania/PPS87-1
PTB106-4
Patriota*54-1
PV43-1
Rede110
DC10-1
PMN30-3
PTC20-2
PHS*6
PPL*1
PRP*4

* Partidos que tiveram incorporação ou fusão

O PCdoB terá 8 deputados com o retorno ao mandato, esta semana, do deputado Márcio Jerry (MA).

Com informações da Agência Câmara

Autor