Lula será vitorioso no Amazonas, prevê ex-senadora Vanessa Grazziotin

No último levantamento feito pela Perspectiva Mercado e Opinião no estado, o ex-presidente aparece com 37,5% contra 36,8% de Bolsonaro.

(Foto: Reprodução do YouTube)

Em entrevista ao BNC Amazonas, a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), pré-candidata a deputada federal, aposta na consolidação de uma frente ampla para eleger Luiz Inácio Lula da Silva novamente presidente da República. Além disso, ela crer na formação de uma bancada forte no Congresso Nacional.

No seu estado, Grazziotin não tem dúvida da vitória de Lula. “O Lula ganha no estado como um todo”, previu. No último levantamento feito pela Perspectiva Mercado e Opinião no estado, o ex-presidente aparece com 37,5% contra 36,8% de Bolsonaro.

De acordo com a ex-senadora, o ambiente que ajudou a eleger Bolsonaro em 2018 mudou no país. “Eram machistas, violentos, que achavam que tudo se resolve com arma. Em 2018, eles sentiram um terreno fértil, não vão mais sentir”, comentou. Para ela, os quase quatro anos de Bolsonaro mostraram que a esquerda tinha razão quando dizia que o impeachment de Dilma seria um golpe contra os trabalhadores.

“De lá para cá, o que a gente vê são pessoas empobrecendo, são as pessoas que perderam o seu trabalho e, as que não perderam, tem seu trabalho de forma precarizada”, acrescentou. Assim, Vanessa acredita que o novo ambiente político do país é favorável para uma derrota de Bolsonaro. “Nós vamos voltar ao poder. Quando digo nós, eu tenho muita fé, tenho muita esperança, que a gente consiga eleger a Presidência da República de volta, que a gente consiga fazer uma bancada forte e firme”.

Bancada

A ex-senadora também criticou bancada do Amazonas no Congresso Nacional, sobretudo no enfrentamento dos constantes ataques à Zona Franca de Manaus (ZFM) promovido pelo governo Bolsonaro. O mais mortal deles foi a prorrogação do decreto que reduziu em 25% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A medida acaba com a competitividade das indústrias instaladas na ZFM onde há isenção do imposto.

Para ela, há subserviência, falta de tempero e de diversidade na representação do estado em Brasília. “Com algumas exceções, mas eu vejo uma certa subserviência. Uma hora você tem de ser duro contra o presidente”, disse acrescentando: “Falta tempero, falta garra e mulher. Disso eu não tenho dúvida, uma bancada que não tem nenhuma mulher, isso é complicado. Nós somos mais da metade do eleitorado”, provocou.

Senado

Vanessa comentou também a possibilidade da esquerda no Amazonas apoiar a candidatura do senador Omar Aziz à reeleição, mesmo ele sendo do PSD, partido que não compõe a federação da qual ela pertence (PT, PCdoB e PV).

“O senador Omar já declarou apoio ao Lula. Aliás, o Lula esteve aqui, recentemente, e lá nós vimos três partidos recebendo o presidente Lula: o próprio partido do presidente Lula, o PCdoB e o PSD de Omar. Então, o Omar tem feito muito a defesa programática do Lula, foi muito corajoso na CPI (da pandemia), cumpriu um papel muito importante. Ele enfrentou de cara. E não seria fácil enfrentar naquele momento. E isso é importante”.

Com informações do BNC Amazonas

Autor