Após protestos é reiniciada obras de rotatória e pavimentação no Crato

Direito à cidade: obra é resultado de mobilizações populares.

A construção da rotatória e a pavimentação asfáltica que dão acesso aos bairros Mutirão e Pantanal, no Crato, foram reiniciadas essa semana. A obra teve início em janeiro deste ano, mas foram paralisadas. Depois vários protestos dos moradores da localidade, através de vídeos denunciando a situação da estrada que ficou intrafegável por conta das chuvas que deixou crateras no percurso. Os moradores ameaçaram acionar o Ministério Público para resolver a questão.

Há anos os moradores tem reivindicado melhores condições de acesso aos dois bairros, localizados por trás do Parque de Exposição. O Pantanal e Mutirão não foram contemplados com obra do Governo do Estado que atravessa as localidades, restando para os moradores um caminho sem iluminação e de estrada de areia.

A dirigente da Associação Mensageiras da Paz que atua na localidade do Mutirão, Juiana Gomes, destaca que depois de muitas solicitações junto a Prefeitura é que foi possível conquistar essa via de acesso. Ela enfatiza que o diálogo com a prefeitura não é fácil. “As respostas não chegam e as demandas raramente são atendidas, diz Juliana.  

A dirigente enfatiza que essa é uma obra muito importante para os moradores, Ela diz que que antes o tráfego dessa via muitas vezes ficou inviável.  

Outra reivindicação é a construção de complexo urbanístico que integre os bairros Alto da Penha, Mutirão e Pantanal ao Centro da cidade e contemple arborização, espaços para práticas esportivas e culturais, parque infantil e desenvolva a economia local, a exemplo da Encosta do Seminário.