Macron vai ao 2o. turno com crescimento da extrema-direita de Le Pen

Adversários de Macron começam a se mobilizar contra o avanço de Marine Le Pen, que deve manter disputa acirrada com o governante atual.

Emmanuel Macron enfrenta disputa apertada com Marine Le Pen

Emmanuel Macron na liderança (28,5%) à frente de Marine Le Pen (23,6%) e Jean-Luc Mélenchon (20,1%). Eric Zemmour é o quarto (7%), à frente de Valérie Pécresse (4,8%). A abstenção está estimada em 26,2%, quatro pontos acima da de 2017.

Em 2017, Macron obteve 66,10% contra a extrema-direita de Le Pen (Partido Rally Nacional) no segundo turno da eleição presidencial. Com isso, a extrema-direita francesa apresenta crescimento constante. Resta saber como os mais de 70% dos votos dos adversários serão distribuídos.

Gráfico mostra crescimento eleitoral de Le Pen

De acordo com uma pesquisa inicial, realizada com um painel representativo, mas limitado de 1.172 pessoas, nesta noite de domingo, o presidente Macron obteria 54% dos votos contra 46% de sua concorrente de extrema-direita, o que seria uma perda de apoio em relação ao pleito anterior.

Unidade contra o extremismo

O candidato de La France insoumise (França Insubmissa), Jean-Luc Mélenchon, que recebeu 21,70% dos votos, falou do orgulho do resultado alcançado e da emergência política que considera o momento atual na França. As possibilidades de repúdio à candidatura de Le Pen são mais prováveis, podendo transferir seus votos a Macron.

“Conheço sua raiva, não deixe que ela te leve a cometer erros irreparáveis”, disse ele, considerando ter chegado ao fundo do poço, podendo, agora, apenas subir para sair dele. “Não devemos dar voz à Le Pen” , exortou várias vezes, anunciando que os seus 300.000 apoiantes seriam solicitados durante uma votação para decidir sobre as instruções de voto para o movimento da União Popular (abstenção ou voto para Emmanuel Macron, como em 2017).

O candidato presidencial do NPA, Philippe Poutou, pediu no domingo “não dar um voto” a Marine Le Pen no segundo turno da eleição presidencial, mas sem dar instruções de voto para Emmanuel Macron, “que não é de forma alguma um baluarte contra o extrema direita”. “Nossas instruções de votação são claras: nenhuma voz deve ir para a extrema direita”, ele martelou de seu QG.

“No entanto, não vamos dar instruções para votar a favor de Macron, porque ele é um bombeiro incendiário cujas políticas são uma das causas da ascensão do RN” , acrescentou o candidato de extrema esquerda que obteve 0,80%.

Para Philippe Poutou, a candidata Marine Le Pen constitui um “veneno” , que “procura incitar o ódio contra as populações imigrantes” e “representa um perigo mortal” para os direitos em particular “das populações imigrantes ou LGBT”. “Não é de uma frente republicana liderada por Macron que precisamos, mas de construir uma ampla mobilização contra Le Pen, Zemmour e todos os seus aliados”, afirmou Philippe Poutou. Por isso, convocou para o próximo sábado e domingo “manifestações massivas em todo o país” contra “a extrema direita e as políticas liberais e autoritárias que a alimentam” .

“Não se engane, nada é certo”

O presidente cessante falou do salão 8 do centro de exposições Porte de Versailles, em Paris, onde está ocorrendo sua noite de eleição. O presidente obteve 28% dos votos, de acordo com as últimas estimativas da Ipsos e da Sopra Steria. “Neste domingo, 10 de abril, vocês foram mais de 36 milhões para fazer valer esse direito conquistado pelas gerações anteriores que é o direito ao voto e agradeço a todos os nossos compatriotas que votaram na minha candidatura. A confiança deles, sua confiança me honra, me obriga e me compromete” , começa declarando Macron.

“Quero saudar todos os candidatos, Nathalie Arthaud, Nicolas Dupont-Aignan, Anne Hidalgo, Jean Lassalle, Yannick Jadot, Jean-Luc Mélenchon, Philippe Poutou, Fabien Roussel e Eric Zemmour” , disse o presidente candidato, pedindo ao público que aplaudir seus concorrentes. “Defendemos nossas convicções com força, mas respeitando a todos” , declara Macron antes de continuar: “Agradeço a Anne Hidalgo, Valérie Pécresse, Yannick Jadot e Fabien Roussel que me apoiaram esta noite. “ Alguns vão fazer isso para bloquear a extrema direita e não valerá a pena apoiar, eu respeito” , observa Emmanuel Macron, referindo-se a Jean-Luc Mélenchon – “Quero saudar sua clareza”, comenta.

“Quero entrar em contato com qualquer pessoa que queira trabalhar para a França. Estou pronto para inventar algo novo para reunir convicções e sensibilidades” , declarou o Presidente da República, antes de fazer um discurso dirigido aos eleitores de Marine Le Pen: “Quero convencê-los nos próximos dias de que nosso projeto responde muito mais solidamente do que a da extrema direita aos seus medos e aos desafios dos tempos. “Não se engane, nada está decidido e o debate que teremos na próxima quinzena é decisivo para o nosso país e para a Europa” , alerta o candidato.

Macron então desdobra suas ambições políticas opondo-se, implicitamente, ao programa da extrema direita: “Quero uma França que assuma o desafio climático e ecológico”; “Quero uma França que seja resolutamente contra o separatismo islâmico (…), uma França que impeça os muçulmanos ou os judeus de comer como é prescrito pela sua religião, isto não somos nós” … “O único projeto de poder de compra, é o nosso!“ , proclama Emmanuel Macron, numa clara referência à campanha de Marine Le Pen contra a inflação. “Nos próximos dias, não pouparemos esforços, porque nada é certo”, disse finalmente o candidato a presidente.

Retórica direitista de união e fraternidade

Trinta minutos após o anúncio dos resultados do primeiro turno, Marine Le Pen conversou com seus ativistas em Paris. “O povo francês falou e me dá a honra de ser qualificada contra o presidente cessante” , começou ela, quando obteve 23,60% dos votos.

“Vejo esperança lá, a esperança de que as forças de recuperação no país estejam aumentando. Em 24 de abril, será uma escolha fundamental entre duas visões opostas do país: ou divisão e desordem, ou a mobilização do povo francês em torno da justiça social garantida por um quadro fraterno”, continuou ela. A candidato do RN sentiu então que “todos aqueles que não votaram em Macron estão destinados a participar deste comício” . “O que vai acontecer no dia 24 de abril é uma escolha da sociedade e até da civilização” , lançou, prometendo que será “a presidente de todo o povo francês”, caso seja eleita.

“Seu voto depende do lugar em nossa sociedade que queremos dar às pessoas que enfrentam o poder do dinheiro”, continuou Le Pen. Do seu voto dependem as decisões políticas do próximo quinquênio, mas que comprometerão a França pelos próximos cinquenta anos.”

Discurso de Marine Le Pen, candidata ao Rally Nacional.  Pavilhão Chesnaie du Roy.  Paris, França, 10 de abril de 2022.
Discurso de Marine Le Pen, candidata ao Rally Nacional. Pavilhão Chesnaie du Roy. Paris, França, 10 de abril de 2022.

Com informações do Le Monde