Última pesquisa antes do 2º turno na França aponta vitória de Macron

Segundo o Instituto Elabe, o atual presidente teria 55,5% dos votos, e Marine Le Pen, 44,5%,

(Foto: Reprodução)

Resultados divulgados nesta sexta-feira (22) indicam que a diferença de votos entre os dois candidatos à Presidência da França cresceu para cerca de 10%. Segundo o Instituto Elabe, o atual presidente teria 55,5% dos votos, e Marine Le Pen, 44,5%. A pesquisa ouviu 1,8 mil pessoas entre os dias 21 e 22 de abril.

Ao final do primeiro turno, em 10 de abril, esse instituto havia previsto que os dois candidatos tinham 52% e 48%, respectivamente. Outra pesquisa feita pelo Ifop-Fiducial revela números semelhantes: 55% para Emmanuel Macron e 45% para Le Pen.

As eleições francesas ocorrem no domingo (24). Neste último dia da campanha eleitoral, segundo o portal da Rádio França Internacional, os dois candidatos foram ao encontro dos eleitores, em uma última tentativa de convencer os indecisos. Le Pen preferiu se deslocar ao norte da França, região na qual tem mais votos do que nas demais.

Macron também esteve nesta sexta-feira (22) ao lado de seus eleitores, no sudoeste do país, e defendeu a política do enfrentamento da COVID-19. A publicação ressalta que a perda do poder aquisitivo é a principal preocupação dos eleitores franceses, em meio ao aumento dos preços da energia e a inflação.

Fonte: Agência de notícias Sputnik Brasil com informações da RFI.