Deputada indica Jaqueline Goes para prêmio Mulheres na Ciência da Câmara

A pesquisadora foi uma das coordenadoras da equipe de cientistas que mapeou os primeiros genomas do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país

Jaqueline Goes mapeou primeiros genomas do novo coronavírus no Brasil em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país (Foto: Agência Brasil)

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), autora do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, indicou a cientista baiana Jaqueline Goes de Jesus para receber a premiação. A pesquisadora foi uma das coordenadoras da equipe de cientistas que mapeou os primeiros genomas do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país. A média no resto do mundo para esse mapeamento foi de 15 dias. O sequenciamento permitiu diferenciar o vírus que infectou o paciente brasileiro do genoma identificado em Wuhan, epicentro da epidemia na China.

Jaqueline Goes é doutora em Patologia Humana e Experimental, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, atualmente, desenvolve pesquisas em nível de pós-doutorado no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo da Universidade de São Paulo (IMT/USP). Ela também integra o Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics and Epidemiology).

“É uma honra indicar a cientista baiana Jaqueline Goes para receber esse prêmio, que é um reconhecimento da excelência da participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade e um estímulo à capacitação de mais mulheres cientistas. Hoje, apenas 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres. Além disso, há uma baixa participação e reconhecimento de pesquisadoras em premiações como o Nobel, por exemplo, em que apenas 3% são indicadas nas áreas científicas. Precisamos reconhecer a excelência da participação feminina na ciência e mitigar as desigualdades”, afirma Alice.

O Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger será concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a três cientistas que se destacaram por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas. Nesta edição, até o dia 29 de abril, deputados e deputadas federais poderão indicar cientistas para concorrerem à primeira edição do prêmio.

As cientistas agraciadas serão escolhidas pelo Conselho Deliberativo formado pela segunda-Secretária da Câmara dos Deputados, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados, indicado pelo respectivo líder. As três indicadas mais votadas pelos conselheiros, em votação direta e secreta, serão as agraciadas. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 6 de julho.

Sobre o prêmio

Amélia Império Hamburger foi uma célebre cientista brasileira, à frente do seu tempo, que se destacou por suas importantes contribuições para a ciência no Brasil. Nascida em São Paulo, em 12 de julho de 1932 e falecida em 1 de abril de 2011, atuou como física, professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira. Uma das pioneiras da Ciência no Brasil.

Graduada em física pela USP, mestrado na Universidade de Pittsburgh e pós-doutorado na Universidade Carnegie Mellon, foi professora no Instituto de Física da Universidade de São Paulo por mais de quarenta anos e a responsável pela organização de seus arquivos históricos. Além disso, participou da criação da Sociedade Brasileira de Física. Foi uma defensora da democracia e do estado de direito, tendo sofrido com prisão e tortura, os rigores de um período de ausência de liberdades em nosso país.

Fonte: Assessoria de Comunicação da deputada Alice Portugal