Biden visitará empresa de armas beneficiada por conflito na Ucrânia

Após anunciar que “adoraria visitar a Ucrânia”, mas não agora, Biden vai hoje a estado de maioria republicana, onde investe pesado em armas para a guerra.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, “adoraria visitar a Ucrânia”, mas não há planos no momento para que ele faça a viagem, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, nesta segunda-feira, depois que a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, fez uma visita surpresa ao país durante o fim de semana.

Enquanto essa visita não anima o americano, Biden viajará hoje ao Alabama, estado do sudeste dos Estados Unidos, onde visitará as instalações da empresa Lockheed Martin, uma das empresas de armas que mais se beneficiou com a guerra na Ucrânia .

Os mísseis antitanque Javelin, que os Estados Unidos enviam para a Ucrânia em meio à operação militar da Rússia, são fabricados nesse local.

Espera-se que o presidente promova ali o pacote de 33 bilhões de dólares que solicitou ao Congresso, para sustentar por mais tempo o fornecimento de armas a Kiev.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse na segunda-feira que um dos objetivos da viagem é expor como é vital avançar essa legislação e outras legislações complementares para facilitar a fabricação doméstica de semicondutores, peças necessárias para mísseis Javelin.

Psaki especificou que os Estados Unidos já enviaram mais de 5.500 dispositivos deste modelo para as forças ucranianas.

A presença do presidente democrata em um estado profundamente republicano, no qual sua aprovação é de apenas 32 pontos percentuais, segundo a Morning Consult, mostra o interesse em destacar sua posição de política externa antes das eleições de meio de mandato, comentou o jornal.

Os Estados Unidos são o principal fornecedor de armas e ajuda financeira a Kiev, bem como o mais importante promotor de sanções econômicas, comerciais e financeiras contra Moscou.

O Kremlin e analistas internacionais asseguram que o apoio militar de Washington e seus aliados à Ucrânia prolongará e aprofundará ainda mais o conflito, que afeta todos os países do mundo.

A indústria de armas dos EUA lucra com o conflito na Ucrânia, que os observadores dizem ser sempre o vencedor em uma guerra.

Com informações da Prensa Latina

Autor