Com 8 mil estudantes, Ubes abre hoje (12) seu maior Congresso

Número de delegados para o 44º Conubes é recorde

Começa hoje (12) o maior encontro estudantil do País. Às 19 horas, a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) abre, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília, seu 44º Congresso (Conubes).

A cerimônia de abertura será marcada por um ato político. Com o tema “Na Sala de Aula se Muda o Brasil – Educação no Centro para Salvar Nosso Futuro”, a mesa será mediada pela presidenta da Ubes, Rozana Barroso.

Além de representantes de outras entidades estudantis nacionais, como a UNE e a ANPG, essa atividade inaugural contará com a presença da vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos; do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); e dos deputados federais Alessandro Molon (PSB-RJ), Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Gleisi Hoffmann (PT-PR).

O número de delegados para este Conubes é recorde. Segundo a organização, há cerca de 8 mil estudantes credenciados a participarem da programação, que vai até domingo (15). A base da Ubes inclui estudantes dos ensinos ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante, alunos de cursinhos pré-vestibular e estudantes de Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

É também o primeiro Conubes presencial desde 2017. A programação terá debates, oficinas e atividades culturais. Na plenária final, no domingo, os delegados elegem a próxima diretoria da Ubes.

“Estamos com altas expectativas”, declarou ao Vermelho Rozana Barroso. “Vamos nos reencontrar após cinco anos sem congressos presenciais. A Ubes sairá mais forte desse congresso para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo – e para avançar na luta pela escola pública, gratuita e de qualidade.”

A UJS (União da Juventude Socialista), principal força do movimento estudantil, indicou a cearense Jade Beatriz para encabeçar o Movimento “Eu Só Quero É Ser Feliz”. Aluna de cursinho pré-vestibular e integrante do coletivo de teatro Polarizar, Jade é hoje vice-presidenta regional da Ubes no Ceará.

Se a chapa da UJS for vitoriosa, ela vai suceder Rozana no comando da maior entidade estudantil do País, tornando-se a décima mulher – e a quarta negra – a presidir a Ubes. “É a primeira vez que uma menina negra passa a presidência para outra menina negra”, enfatiza Jade.

Confira abaixo a programação oficial do 44º Conubes.

Programação 44º Congresso da UBES
(12, 13, 14 e 15 de maio 2022)

12/05 – Quinta-feira

9h – Credenciamento dos participantes
Local: Tenda credenciamento Arena BRB Nilson Nelson

17h – Jantar
Local: Tenda alimentação Arena BRB Nilson Nelson

19h – Abertura do 44º Congresso da UBES
Tema: Na sala de aula se muda o Brasil: educação no centro para salvar nosso futuro
Mediadora: Rozana Barroso (presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas-UBES)
Convidadas(os): Sâmia Bomfim (deputada federal PSOL-SP), Bruna Brelaz (presidenta da União Nacional dos Estudantes-UNE), Leonardo Pericles (presidente nacional da Unidade Popular-UP), Luciana Santos (vice-governadora de PE), Cássio Borges (representante da Associação Nacional dos Pós-Graduandos-ANPG), Gleisi Hoffmann (deputada federal PT-PR), Fábio Félix (deputado distrital PSOL), Randolfe Rodrigues (senador Rede-AP), Alessandro Molon (deputado federal PSB-RJ)
Local: Tenda “D” Arena BRB Nilson Nelson

20h30 – Jantar
Local: Tenda alimentação Arena BRB Nilson Nelson

13/05 – Sexta-feira
7h – Café da manhã
Local: Alojamento

9h – Ciclo de debates
Tema: Escola Livre e Democrática! Em luta para combater a cívico militarização escolar
Convidadas(os): Kelly Araújo (educadora popular e primeira mestra quilombola da comunidade Santo Antônio dos Pretos), Orlando Silva (deputado federal PCdoB-SP), Guilherme Amorim (representante do Sindicato dos Professores de em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal),
Local: Tenda “D” Arena BRB Nilson Nelson

Tema 2: Não existe planeta B! Educação ambiental hoje para o Brasil do amanhã
Convidadas(os): Tel Guajajara (diretor de Cultura da União Nacional dos Estudantes-UNE), Suely Araújo (secretariado do Observatório do Clima, ex-presidente IBAMA e professora da Universidade de Brasília-UnB), José Sobreiro Filho (Núcleo de Estudos Amazônicos-Neaz), Luiza Lima (Greenpeace)
Local: Tenda “E” Arena BRB Nilson Nelson

Tema 3: A juventude negra viva e na escola! Combate ao racismo no ambiente escolar
Convidadas(os): Keilla Vila Flor (professora do Distrito federal-DF e co-realizadora do projeto Tem Cor no Ensino), Walkíria Nictheroy (ex-vereadora de Niterói), Nádia Garcia (secretária nacional de Juventude do PT)
Local: Tenda “C” Arena BRB Nilson Nelson

Tema 4: Chega de assédio! Por uma escola segura para as meninas
Convidadas(os): Isa Penna (deputada estadual PCdoB-SP), Hayeska Costa Barroso (Grupo de Estudos e Pesquisa em Maternidade-GMater), Thais Oliveira (Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário)
Local: Tenda “A” Arena BRB Nilson Nelson

Tema 5: Ninguém tira o trono do estudar! O combate à evasão e as políticas de assistência estudantil na reconstrução da escola
Convidadas(os): Marcus Barão (presidente do Conselho Nacional da Juventude-Conjuve), Lucca Gidra (presidente da Umes SP), Gabriel Magno (secretário de Assuntos Jurídicos e Legislativos da CNTE), Camila Souza (ex-diretora da UNE), Bruna Rodrigues (vereadora PCdoB-POA)
Local: Tenda “B” Arena BRB Nilson Nelson

Tema 6: Escola, trabalho e comida: perspectivas para uma juventude atingida pelo agravamento da desigualdade
Convidadas(os): Laura Rodrigues (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB), Katerine Oliveira (dirigente nacional da Unidade Popular-UP), Marco Antônio Campanella (jornal Hora do Povo), Inácio Arruda (ex-senador PCdoB CE e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior), Hadesh (vereador PT-Maricá), Rodrigo Mousinho Hita (presidente da Fundação Eduardo Magalhães)
Local: Tenda “F” Arena BRB Nilson Nelson

12h – Almoço
Local: Tenda alimentação Arena BRB Nilson Nelson

16h – Ato político-cultural de rua do 44º Congresso da UBES
Tema: Fora Bolsonaro inimigo da educação e do povo brasileiro  
Local: Esplanada dos Ministérios

19h – Jantar
Local: Tenda alimentação Arena BRB Nilson Nelson

22h – Atividade cultural
Convidada: Gabi Nascimento
Local: Arena BRB Nilson Nelson

14/05 – Sábado

7h – Café da manhã
Local: Alojamento

9h – Ciclo de debates
Tema 7: Vida, pão, vacina e educação. A contrapartida dos estudantes para combater o negacionismo e desnutrição infantil
Convidadas(os): José Ramix de Melo Pontes Júnior (representante Conselho Nacional de Saúde-CNS), Vitória Davi (estudante de enfermagem e representante da UNE no Conselho Nacional de Saúde-CNS), Diego Alves (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente-Conanda), Josimar Ferreira (Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia)
Local: Tenda “A” Arena BRB Nilson Nelson

Tema 8: Quero acessar o Ensino Superior! 10 anos da lei de cotas e os próximos passos da luta
Convidadas(os): Bruna Brelaz (presidenta da União Nacional dos Estudantes-UNE), Mário Magno (mestrando em Antropologia UFC/UNILAB), Frei Davi (EducAfro), Daiane Araújo (diretora de Mulheres da UNE), Alexandre Arapiun (indígena do Baixo Tapajós, estudante de direito da Ufopa e ex-diretor de grêmios da UBES), Isis Mustafá (secretária-geral da UNE)
Local: Tenda “B” Arena BRB Nilson Nelson

Tema 9: Livres para menstruar. PL 2400/2021 e a luta contra a pobreza menstrual
Convidadas(os): Vitória Cabreira (coordenadora nacional do Sobre Nós), Walkíria Nictheroy (ex-vereadora de Niterói), Carolina Azevedo (diretora de Mulheres da UNE),
Local: Tenda “C” Arena BRB Nilson Nelson

Tema 10: – Novo Ensino Médio e Novo Enem. Implementações sem diálogo que comprometem nosso futuro
Convidadas(os): Nilson Florentino Junior (Subcoordenador de Articulação Institucional da Juventude da Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Norte), Olgamir Amancia (decana de Extensão da Universidade de Brasília-UnB), Fórum Nacional de Educação-FNE 
Local: Tenda “E” Arena BRB Nilson Nelson

Tema 11: Defender as escolas técnicas para salvar o Brasil! A luta pela ciência e valorização das Redes Federais
Convidadas(os): Guilherme Bianco (vereador PCdoB Araraquara), Pedro Gorki (ex-presidente da UBES e ex-vereador de Natal), Ester Barbosa do Nascimento (estudante de história da Universidade Federal de Jataí-UFJ), Luciana Myoko Massukado (reitora Instituto Federal de Brasília-IFB), André dos Santos Gonçalves (Coordenador-Geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil-FASUBRA), Cláudio Alex Jorge da Rocha (presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica-Conif), Adriane Moreira Nunes (estudante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN Campus Natal-Central)
Local: Tenda “F” Arena BRB Nilson Nelson

Tema 12: Sistema Nacional de Educação e NOVO FUNDEB: avanços para salvar a educação brasileira
Convidadas(os): Andressa Pellanda (Campanha Nacional pelo Direito à Educação), Berenice D’Arc Jacinto (representante da Confederação dos Trabalhadores em Educação-CNTE), Juana Nunes (ex-presidenta da UBES)
Local: Tenda “B” Arena BRB Nilson Nelson

Tema 13: Educação fora do armário: Por uma escola inclusiva!
Convidadas(os): Giovana Vito Mondardo (vereadora PCdoB Criciúma), Duda Hidalgo (vereadora PT-Ribeirão Preto/SP), Dani Veyga (UNAlgbt), Caio Lucas (diretor LGBT da UNE)
Local: Tenda “G” Arena BRB Nilson Nelson

12h – Almoço
Local: Tenda alimentação Arena BRB Nilson Nelson

14h – Plenária final 44º Congresso da UBES
Local: Arena BRB Nilson Nelson

19h – Jantar
Local: Tenda alimentação Arena BRB Nilson Nelson

22h – Atividade cultural
DJ: Luga
Convidado: Baco Exu do Blues
Local: Arena BRB Nilson Nelson

15/05 – Domingo

7h – Café da manhã
Local: Alojamento

9h – Lançamento do hino da UBES
Local: Arena BRB Nilson Nelson

10h – Plenária final 44º Congresso da UBES
Local: Arena BRB Nilson Nelson

15h – Almoço
Local: Tenda alimentação Arena BRB Nilson Nelson

Autor