Parlamentares do Congresso Nacional expressam solidariedade a Cuba

Grupo de 22 membros do Congresso Nacional Brasileiro (01 senador e 21 deputados federais) reuniu-se em Brasília com o embaixador cubano, Adolfo Curbelo.

Nesta quarta-feira (8), em que se iniciou a Cúpula das Américas (em Los Angeles – EUA), no qual Cuba, Venezuela e Nicarágua foram excluídos, um grupo de 22 membros do Congresso Nacional Brasileiro (01 senador e 21 deputados federais) reuniu-se em Brasília com o embaixador cubano, Adolfo Curbelo. Os parlamentares entregaram uma carta onde manifestam “a vontade de fortalecer as relações entre ambos os países e expressamos a aspiração de trabalharmos juntos pelo bem-estar de nossos povos”.

A carta também endereça um apelo pela revogação do ilegal bloqueio contra a heroica ilha socialista:

“Ressaltamos que a Assembleia Geral das Nações Unidas votou de forma persistente por 29 anos contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro e exigiu que se coloque um fim a essas medidas coercitivas unilaterais que contradizem a Carta das Nações Unidas e o Direito Internacional.”

Leia também: Viagem a Cuba pelos olhos de um amigo

Para a Secretária de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Ana Prestes, que em conjunto com outros dirigentes das forças de esquerda ajudou a organizar o encontro, “este importante gesto de solidariedade tem grande significado diante de toda a tentativa frustrada de isolar Cuba. Cuba não está só”, declarou.

A reunião foi convocada pelo Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, liderado pela Deputada Federal Lídice da Mata (PSB-BA), presidente do Grupo e pela Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB-BA), vice-presidente. Leia, abaixo, a íntegra da carta.

Pela imediata eliminação das sanções que afetam o povo de Cuba

Neste dia 8 de junho de 2022, dia em que se inicia nos Estados Unidos a Cúpula das Américas que excluiu o Estado cubano de sua participação, nós, senadoras, senadores, deputados e deputadas do Congresso Nacional da República Federativa do Brasil abaixo assinados reafirmamos os laços de amizade que unem os povos do Brasil e Cuba. Ratificamos a vontade de fortalecer as relações entre ambos os países e expressamos a aspiração de trabalharmos juntos pelo bem-estar de nossos povos.

Frente às dificuldades econômicas que atravessa o povo cubano, é urgente que o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, revogue as 243 medidas aplicadas pela administração do ex-presidente Donald Trump que fortaleceram as sanções contra Cuba e agravaram a complexa situação derivada da pandemia e a crise econômica internacional.

As sanções do governo dos Estados Unidos da América contra o povo de Cuba duram mais de 60 anos e afetam aos mais vulneráveis, provocam problemas humanitários à população em geral e limitam o desenvolvimento do país.

Ressaltamos que a Assembleia Geral das Nações Unidas votou de forma persistente por 29 anos contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro e exigiu que se coloque um fim a essas medidas coercitivas unilaterais que contradizem a Carta das Nações Unidas e o Direito Internacional.

Expressamos nosso mais sincero chamado ao presidente Joe Biden para que, através de um gesto humanitário, elimine as sanções que pesam contra a ilha.

Brasília, 8 de junho de 2022.

Assinam:

Airton Faleiro – Deputado Federal – PT/PA

Alencar Santana Braga – Deputado Federal – PT/SP

Alice Portugal – Deputada Federal – PCdoB/BA

Áurea Carolina – Deputada Federal – PSOL/MG

Bira do Pindare – Deputado Federal – PSB/MA

Camilo Capiberibe – Deputado Federal – PSB/AP

Dionilso Marcon – Deputado Federal – PT/RS

Érika Kokay – Deputada Federal – PT/DF

Fernanda Melchionna – Deputada Federal – PSOL/RS

Glauber Braga – Deputado Federal – PSOL/RJ

Ivan Valente – Deputado Federal – PSOL/SP

Jandira Feghali – Deputada Federal – PCdoB/RJ

Jaques Wagner – Senador – PT/BA

José Ricardo Wendling – Deputado Federal – PT/AM

Lídice da Mata e Souza – Deputada Federal – PSB/BA

Luiza Erundina – Deputada Federal – PSOL/SP

Márcio Jerry – Deputado Federal – PCdoB/MA

Reginaldo Lopes – Deputado Federal – PT/MG

Renildo Calheiros – Deputado Federal – PCdoB/PE

Sâmia Bomfim – Deputada Federal – PSOL/SP

Talíria Petrone – Deputada Federal – PSOL/RJ

Vivi Reis – Deputada Federal – PSOL/PA

Autor