Quase 30% das famílias brasileiras estão inadimplentes, revela CNC

O percentual dos lares que relataram ter dívidas a vencer chega a 77,4% em maio deste ano. No mesmo período de 2021, eram 68%, ou seja, um aumento de 9,9%

(Foto: Juliana Pesqueira/Amazônia Real)

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou dados preocupantes sobre o envolvimento das famílias brasileiras com dívidas. De acordo com uma pesquisa da entidade, 28,7% dos lares brasileiros estão com suas contas em atraso e 10,8% dizem que não terão como pagar.

Trata-se da oitava alta consecutiva desse indicador. “As famílias estão enfrentando dificuldades para honrar suas dívidas no mês, pois já estão com orçamento muito apertado não só por conta das dívidas, mas também pela inflação ao consumidor acima dos 12% anuais”, diz a nota da CNC.

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer chega a 77,4% em maio deste ano. No mesmo período do ano passado, eram 68%, ou seja, um avanço de 9,9%. Isso significa que sete de cada dez famílias têm dívidas a vencer no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e casa.

Leia mais: Líder do PCdoB lamenta endividamento das famílias, o mais alto desde 2010

“O comprometimento médio da renda familiar com dívidas chegou a 30,4% em maio, a maior proporção desde agosto de 2021. Do total de endividados, 22,2% precisaram de mais de 50% da renda para pagar dívidas com bancos e financeiras, proporção mais elevada desde dezembro de 2017”, aponta a pesquisa.

(Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Cartão

De acordo com a CNC, o cartão de crédito continua como o maior vilão das famílias, sendo responsável pelo endividamento de 88,5% delas. Apesar de um pequeno recuo de 0,3% em relação ao mês passado, o endividamento nessa modalidade, em um ano, avançou 7,7%, ficando numa taxa acima da média trimestral.

“Este resultado foi motivado por mais gastos no cartão entre os consumidores de poder aquisitivo maior, já que o endividamento na modalidade aumentou 12%, alcançando históricos 92,9% de famílias nesse grupo. A flexibilização da pandemia e vacinação contra a covid-19 possibilitaram a retomada do consumo de serviços, principalmente viagens, lazer e entretenimento, habitualmente pagos com cartão de crédito pelos consumidores na faixa de maior renda”, explicou a nota.

Pesquisa

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) é apurada pela CNC desde janeiro de 2010. Segundo a entidade, os dados são coletados em todas as capitais e Distrito Federal com aproximadamente 18 mil consumidores.

Autor