Lula diz que governo privatiza Eletrobras para aumentar conta de luz

“Cerca de 33 milhões de brasileiros estão passando fome. As pessoas são obrigadas a escolher entre comprar comida ou pagar a conta de luz, que não para de subir. E o que faz o governo? Privatiza a Eletrobras para aumentar ainda mais a conta de luz”, criticou

(Foto: Ricardo Stucker)

Na sua conta oficial no Twitter, o ex-presidente Lula criticou a privatização da Eletrobras cuja as ações serão colocadas à venda na próxima segunda-feira (13) nas bolsas de valores de São Paulo e New York. O pré-candidato à Presidência da República diz que a venda da estatal vai resultar no aumento da conta de luz.

“Cerca de 33 milhões de brasileiros estão passando fome. As pessoas são obrigadas a escolher entre comprar comida ou pagar a conta de luz, que não para de subir. E o que faz o governo? Privatiza a Eletrobras para aumentar ainda mais a conta de luz”, criticou.

Lula afirmou que não satisfeito em trazer de volta a fome, o desemprego, a inflação e outros flagelos que haviam sido superados, o atual governo insiste em cometer mais esse crime contra o Brasil e o povo brasileiro: vender a Eletrobras, a toque de caixa e a preço de banana.

Leia também: Venda da Eletrobras é ameaça à governabilidade

“A Eletrobras foi construída ao longo de 60 anos, com o suor de gerações de brasileiros. O resultado desse crime de lesa-pátria é a perda da nossa soberania energética. É a entrega de um bem essencial ao desenvolvimento de um país inteiro para empresários que só visam o lucro”, disse.

Segundo o ex-presidente, a venda da Eletrobrás significa perder também Furnas, Chesf, Eletronorte e Eletrosul, entre outras empresas estratégicas. “É perder também parte da soberania sobre alguns dos nossos principais rios, como o rio Paraná e o rio São Francisco. É dizer adeus a programas como o Luz para Todos, responsável por trazer para o século 21 cerca de 16 milhões de brasileiros que antes viviam na escuridão, sem acesso sequer a um copo de água gelada”, afirmou.

E reforçou que com a privatização vai aumentar a conta de luz, que hoje já pesa não apenas no bolso do trabalhador, mas também no orçamento da classe média.  “Mas podem ter certeza: se vencermos a eleição de outubro, como todas as pesquisas anunciam, nós vamos restaurar a soberania do Brasil e do povo brasileiro”, prometeu.

Autor