Ministro da Defesa terá de se explicar por declarações antidemocráticas

Paulo Sérgio Nogueira cobrou auditorias e testes nas urnas eletrônicas e afirmou que as Forças Armadas não se sentem “prestigiadas” pelo TSE

O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, em audiência no Senado (Foto: Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou, neste sábado (11), na Comissão de Assuntos Exteriores e Defesa Nacional (CRE) um requerimento solicitando a convocação do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, para que ele preste esclarecimentos sobre as declarações enviadas em um ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No documento, o ministro cobra auditorias e testes nas urnas eletrônicas. Nogueira também afirmou que as Forças Armadas não se sentem “prestigiadas” para compor a CTE (Comissão de Transparência das Eleições).

Leia também: Presidente do TSE diz que instituições vão garantir democracia no país

Para Randolfe, as declarações representam um ataque à democracia e uma tentativa de descredibilizar a segurança do processo eleitoral. Além disso, segundo o parlamentar, o governo federal está politizando as forças armadas em prol de interesses autoritários e negacionistas.

“Não podemos admitir a institucionalização de fake news em um momento tão crítico como este que o Brasil enfrenta. Questionar a lisura das eleições é um movimento político para tentar manipular a opinião do povo brasileiro e fragilizar a imagem dos poderes. O senhor ministro precisa esclarecer e provar essas alegações infundadas”, frisou Randolfe.