Focos de incêndio na Amazônia são os maiores dos últimos 15 anos

De acordo com o Observatório do Clima, é preciso ficar alerta, mas ainda não de pânico. “No Pantanal, foram 115 focos, mais do que em 2021, mas abaixo da média”, diz a ONG

Area de desmatamento e queimada e vista as margens da rodovia BR 230 no municipio de Apui, Amazonas. Foto: Bruno Kelly/Amazonia Real.

O Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) registrou ao longo do mês de junho 2.562 focos de incêndio na Amazônia. Trata-se do maior número desde 2002, ou seja, dos últimos 15 anos. A situação é preocupante por causa do período seco na região [maio a setembro] que não atingiu ainda os meses mais críticos.

De acordo com o Observatório do Clima, é preciso ficar alerta, mas ainda não de pânico. “No Pantanal, foram 115 focos, mais do que em 2021, mas abaixo da média”, diz a ONG.

“A estação seca mal começou e a Amazônia já está batendo novos recordes na destruição ambiental. O ocorrido não surpreende visto que a região está sob intensa ameaça, com altos níveis de ilegalidade que continuam devastando grandes áreas e vidas. Esse cenário se fortaleceu nos últimos três anos na Amazônia como resultado direto de uma política aplicada com êxito que facilita e estimula o crime ambiental”, criticou Cristiane Mazzetti, porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil.

“É tempo de pensarmos sobre a Amazônia que precisamos para o nosso futuro”, acrescentou a ambientalista.

Leia também: Bolsonaro deixa de usar bilhões de dólares de ajuda contra desmatamento

O Greenpeace diz que, em 2007, foram registrados 3.519 focos de incêndio. Se olharmos para 2008, quando foram registrados 1.248 focos e compararmos com o dado de junho deste ano 2022, chegamos à 105% de aumento.

A entidade ressaltou que as ações do governo federal nos últimos anos, que desmantelou órgãos de fiscalização ambiental, resultaram na elevação drástica do patamar da destruição ambiental dos biomas nacionais.

“Esses números reforçam o desafio de superarmos essa economia que se alimenta de floresta e que não desenvolve a região. É um ano decisivo para o Brasil. É preciso que o povo brasileiro reflita profundamente sobre o futuro que precisamos para o nosso país”, diz nota da entidade.

Cristiane Mazzetti, porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil (Foto: Reprodução do YouTube)

Autor