Papa Francisco dará voz às mulheres em nomeação de bispos

Até hoje, apenas religiosos homens faziam parte de Dicastérios

Papa quer nomear mulheres para comitê do Vaticano - Foto: Vatican Media

Durante entrevista dada à Reuters, no último sábado (2), o Pontífice falou sobre a valorização da mulher na Cúria Romana, corpo administrativo que auxilia o Papa a exercer seu poder, e explicou que pela primeira vez duas mulheres trabalharão no Dicastério para os Bispos, organismo que atua no processo de eleição de novos pastores diocesanos.

Na ocasião, o papa respondeu a uma pergunta sobre presença feminina no Vaticano, acerca do que estabelece a nova constituição apostólica ‘Praedicate Evangelium’, sobre quais dicastérios poderiam ser confiados a um leigo ou leiga no futuro.

“Estou aberto para que seja dada a oportunidade. Agora o Governatorato tem uma vice-governadora… Agora, na Congregação para os Bispos, na comissão para eleger os bispos, duas mulheres irão para lá pela primeira vez. Um pouco se abre desta maneira.”, disse.

O papa acrescentou em seguida que, futuramente, vê a possibilidade de leigos serem nomeados para dirigir dicastérios; como o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida; os dicastérios para a Cultura e para a Educação; ou a Biblioteca, que é quase um dicastério.

Durante a entrevista Papa Francisco lembrou ainda que, em 2021, pela primeira vez, nomeou uma mulher para o cargo número dois do Governatorato da Cidade do Vaticano, a Irmã Raffaella Petrini. Além disso, nomeou também a Irmã Nathalie Becquart, religiosa francesa das Irmãs Missionárias Xavierianas, subsecretária do Sínodo dos Bispos, e a irmã Alessandra Smerilli, das Filhas de Maria Auxiliadora, número dois do Dicastério, para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Entre as mulheres que já ocupam cargos de alto nível no Vaticano estão ainda Barbara Jatta, a primeira diretora dos Museus Vaticanos, Nataša Govekar, diretora da Direção teológica-pastoral do Dicastério para a Comunicação, e Cristiane Murray, vice-diretora da Sala de Imprensa Vaticana. Já em janeiro de 2020, uma mulher foi nomeada, também pela primeira vez, subsecretária da Seção da Secretaria de Estado para as Relações com os Estados e as organizações internacionais, Francesca di Giovanni, responsável pelo setor multilateral.

Todas as nomeações foram feitas pelo Papa Francisco.

Autor