Anitta desafia de vez o bolsonarismo: “Sou Lulalá primeiro turno”

Ex-presidente agradeceu de pronto à declaração de Anitta: “Vamos juntos envolver o Brasil!”

A cantora Anitta, ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil, na cerimônia de abertura da Olimpíada de 2016

A cantora Anitta declarou que apoiará, já no primeiro turno, a pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. Em postagem nesta segunda-feira (11) em suas redes sociais, a artista lembrou que resistia a se posicionar desde já, mas mudou de opinião após o bárbaro assassinato de um militante petista. Tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu (PR), Marcelo Aloizio de Arruda foi morto neste domingo (10), após ser baleado, em sua festa de aniversário, por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Não sou petista e nunca fui. Mas este ano estou com Lula”, tuitou Anitta, que que desafiou de vez o bolsonarismo e prometeu se empenhar na campanha: “quem quiser minha ajuda pra fazer ele (Lula) bombar aqui na Internet, tik tok, Twitter, instagram é só me pedir que estando ao meu alcance e não sendo contra lei eleitoral eu farei.”

Ela reconheceu que pretendia, inicialmente, buscar uma candidatura de terceira via. “Pois muito que bem. Eu havia falado aqui nas redes que não apoiaria Lula nas eleições por querer algo novo e diferente para que o Brasil experimente um meio termo entre os ideais da população dos dois lados e realmente pudesse tentar algo diferente do que já tivemos no passado”, escreveu a cantora.

Porém, numa crítica contundente ao discurso e à prática de ódio dos bolsonaristas, Anitta declarou que a postura “EXTREMAMENTE agressiva e anti democrática dessa gente” a fez aderir à pré-candidatura do ex-presidente. “A partir deste momento eu sou Lulalá primeiro turno. E lutarei por uma novidade na política presidencial brasileira nas próximas eleições”.

Mais uma vez, Anitta – que se apresentou ao lado de Gilberto Gil e de Caetano Veloso na cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro – mostra uma coragem rara entre artistas do universo pop da música. A decisão de apoiar Lula e fortalecer a frente ampla contra Bolsonaro sobressai num momento em que ela vive o auge da carreira.

Em 2022, graças a seu hit Envolver, ela alcançou o primeiro lugar tanto no Spotify Global quanto em duas paradas globais da Billboard. Foi a primeira vez que uma música brasileira se tornou a mais escutada em todo o mundo. “Meu Deus. Quero esse mesmo empenho pra tirar o Bolsonaro hein, Brasil”, tuitou a artista na ocasião.

Hoje, Lula agradeceu de pronto à declaração de Anitta: “Vamos juntos envolver o Brasil!”, afirmou o ex-presidente, numa referência ao grande sucesso da cantora. Pelo visto, os ataques das hordas têm surtido efeitos cada vez mais negativos para o próprio Bolsonaro. Em vez de intimidar, o bolsonarismo tem estimulado cada vez mais lideranças e personalidades a abraçarem de vez a pré-campanha de Lula. Bem-vinda, Anitta!

Autor